Iniciadas obras de dragagem do Rio Cocó
1 de agosto de 2012 - 12:10
A limpeza integra um conjunto de ações do projeto Rio Cocó executado pela Secretaria das Cidades
As obras de dragagem do Rio Cocó foram iniciadas. O maquinário necessário para a ação está instalado e a retirada de entulhos deverá começar nos próximos dias. A informação é da coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, responsável pela execução do projeto Rio Cocó. Do local, está prevista a retirada de aproximadamente 402 mil metros cúbicos de entulho, na extensão de 15,8 quilômetros.
A ação de limpeza será dividida em três trechos e será iniciada no trecho que compreende o Canal da Aerolândia até a foz do Rio, da praia do Caça e Pesca, em Fortaleza. No entanto, também estão incluídos no projeto os trechos que se iniciam na Avenida Presidente Costa e Silva seguindo pela ponte sobre as Avenida Paulinho Rocha e Murilo Borges e entroncamento da Avenida Aguanambi com a BR 116. O investimento total da dragagem é de R$ 17,6 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento, com contrapartida do Governo do Estado.
Também já está em execução todo o Programa de Monitoramento e Resgate Arqueológico e de Educação Patrimonial solicitado pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Projeto Rio Cocó
O Projeto Rio Cocó é um dos três projetos de urbanização em execução pela Secretaria das Cidades. A área de intervenção compreende os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga. Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui construção de barragem, visando diminuir a faixa de inundações; limpeza do Rio; obras de urbanização com instalação de equipamentos sociais; e construção de unidades habitacionais para receber as famílias que moram nas margens do Rio.
1º.08.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Priscila Teixeira