Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais faz reunião

22 de agosto de 2012 - 11:07

 

No encontro realizado foi concluída a elaboração do Planejamento Estratégico 2012 – 2014

A Secretaria das Cidades coordenou nesta quarta-feira (22) a 36ª reunião do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEA APL – CE). O encontro contou com a presença de mais de 30 representantes de diversas entidades do Estado, onde juntos concluiram a elaboração do Planejamento Estratégico 2012 – 2014 do núcleo estadual.  O encontro foi conduzido pela coordenadora de desenvolvimento urbano, Carolina Rocha e pelos técnicos responsáveis do setor.

Na pauta do encontro foram apresentadas além do planejamento estratégico, as ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), bem como apresentação do regimento de APL de tecnologia da informação em Fortaleza. A conferência estadual de desenvolvimento regional e o lançamento do livro sobre APLs são alguns dos assuntos que também foram abordados na reunião.

O apoio aos APLs é fruto de uma percepção de políticas públicas de desenvolvimento, onde os municípios passam a ser integrantes de um eixo orientador de promoção econômica e social. “O objetivo principal do núcleo estadual é orientar e coordenar os esforços governamentais na indução do desenvolvimento local”, destaca Carolina Rocha.

NEA APL – CE

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, coordena o Núcleo Estadual de Apoio a Arranjos Produtivos Locais do Ceará (NEA APL – CE), constituído em 03 de agosto de 2007, pelo Decreto Nº 28.810.

O Núcleo caracteriza-se como um importante instrumento do Estado para articulação junto ao Governo Federal, onde tem por finalidade empreender as entidades envolvidas possibilitando a promoção, organização e consolidação dos projetos. Os municípios que integram núcleo têm como base a política de indução do desenvolvimento local para a geração de emprego e renda, bem como estímulo a exportação do produto.


22.08.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Luan Herculano