Famílias de Nova Russas são atendidas com o programa MCMV

23 de agosto de 2012 - 11:47

A previsão é que mais 50 famílias do município sejam beneficiadas com a implantação da segunda etapa do MCMV no Estado

Moradores do município de Nova Russas, no sertão dos Inhamuns, estão tendo a experiência de poder morar num imóvel de alvenaria. A Secretaria das Cidades por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), transformou a realidade de 60 famílias que residiam em casas de taipa no município. As comunidades em área urbana foram cadastradas no programa habitacional do Estado e tiveram seus imóveis substituídos.

As construções das unidades habitacionais no município receberam investimentos da ordem de R$ 900 mil, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual. No total estão sendo beneficiados, na primeira fase do programa, cerca de 109 municípios acima de 50 mil habitantes no Estado. A previsão é que mais 50 famílias de Nova Russas sejam atendidas na segunda etapa do MCMV. Nas cidades com maior densidade populacional à Secretaria apóia as prefeituras em seus programas habitacionais.

A SCidades atua como indutora na execução dos programas habitacionais no Estado. Ao todo, mais de quatro mil famílias serão contempladas no Ceará, pelo programa federal. “O Governo do Estado não está entregando somente casas, está realizando sonhos de milhares de famílias que antes viviam em casas de taipa, e hoje, tem a possibilidade de habitar numa moradia digna e segura”, destaca o titular da Pasta, Camilo Santana.

Casas construídas

As casas construídas pelo programa habitacional da SCidades possuem sala, dois quartos, cozinha e banheiro. As unidades habitacionais são construídas numa área que varia de 37,22m² a 45m².

Para a dona Tereza de Jesus, agricultora, casada, mãe de quatro filhos, a nova casa representa uma conquista que beneficiou várias famílias. A moradora que trabalha com a agricultura, em Nova Russas, confessa que antes temia os períodos chuvosos. “Agora podemos pedir a chuva necessária para que possamos continuar com a nossa plantação. Antes tínhamos receio quando o inverno chegava, pois ficávamos com medo que a antiga casa de taipa, desabasse. Hoje posso dormir tranqüila com a minha família”, conclui.

23.08.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249