Assinado contrato de construção de casas do MCMV em Sobral

5 de setembro de 2012 - 19:21

Investimento para os residenciais Orgulho Tropical I e II é da ordem de R$ 129, 2 milhões.  Contrato é assinado pelo governador, ministro e secretário das Cidades

O governador Cid Gomes, o ministro interino das Cidades, Alexandre Cordeiro, o secretário das Cidades, Camilo Santana, o procurador geral do município de Sobral, José Menescal Júnior, e o vice-presidente para Governo do Banco do Brasil, Paulo Roberto Ricci, assinaram na tarde desta quarta-feira (5), n Palácio da Abolição, o contrato para a construção  de 2.084 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), em Sobral.  São dois residenciais – Orgulho Tropical I e Orgulho Tropical II – a serem construídos em terrenos doados pela Prefeitura Municipal da cidade.

O investimento para os empreendimentos é da ordem de R$ 129, 2 milhões. “A habitação é um setor essencial e necessário. Nós assinamos, aqui, esse contrato que vai possibilitar a construção de mais de 2 mil moradias. Certamente, temos muitos desafios pela frente mas, para esses empreendimentos se viabilizarem, tem sido fundamental a parceria entre o Governo Federal, o Estado e a Prefeitura de Sobral”, afirmou o governador Cid Gomes.

Segundo o governador, também é fundamental a participação do Banco do Brasil que entra como instituição financeira executora do programa, no Ceará,  a partir deste empreendimento O governador ainda destacou o papel fundamental da Construtora Direcional, uma recordista nacional em construção de moradias pelo MCMV, com 40 mil unidades em todo o País.  “O Minha Casa Minha Vida está resgatando uma política habitacional para a baixa renda no Brasil”, observou Cid.

O ministro interino das Cidades, Alexandre Cordeiro, disse que a assinatura do contrato é “o início da realização de um sonho que passa pela parceria do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, o Governo do Ceará, pela Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de Sobral”.  Ressaltou que o Programa Minha Casa Minha Vida não trata apenas de habitação e, sim, promove a infraestrutura e até alimenta o ciclo econômico dos lugares onde é implantado. “Quando a gente trabalha com o mesmo objetivo, a coisa funciona e avança. As portas do Ministério das Cidades estarão sempre abertas aos pleitos do povo do Ceará”, arrematou.

O secretário das Cidades, Camilo Santana, lembrou que a sua Pasta é responsável pelo acompanhamento das ações do MCMV, em todo o Ceará. “Quando os projetos são propostos pelas empresas de construção civil, cabo ao governo estadual disponibilizar a infraestrutura básica necessária, dentro de parâmetros pré-definidos”, explica Camilo. Ele acrescentou que, no caso dos contratos assinados, o Governo do Estado complementa o valor dos recursos necessários à realização da obra, definidos pela instituição financeira.

05.09.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades