SCidades e Banco do Brasil reforçam parceria para programa habitacional

14 de setembro de 2012 - 18:18

Durante o encontro, Camilo Santana destacou a disposição do governo estadual em superar as metas do programa habitacional MCMV

O secretário das Cidades, Camilo Santana, participou nesta sexta-feira (14), de encontro realizado entre representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Sinduscon Ce e do Banco do Brasil. O objetivo foi reforçar a parceria com todos os envolvidos na execução do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), no Estado.

De acordo com Camilo, o Governo do Estado aportou recursos do programa “Minha Casa Minha Vida” para o município de Sobral, na Região Norte, por meio do primeiro contrato assinado com o Banco do Brasil. Lá, serão construídas 2.084 unidades habitacionais, com aporte do Governo do Estado. São dois contratos: Orgulho Tropical 1 (1.252 apartamentos) e Orgulho Tropical 2 (832 unidades habitacionais) . Os dois empreendimentos são vizinhos. Nos dois casos, o terreno será doado pela Prefeitura de Sobral que, por sua vez, os recebeu do Governo do Estado. A obra é uma parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal, Banco do Brasil e Prefeitura de Sobral e representa um aporte financeiro no valor total de R$ 129,2 milhões.

Na oportunidade, Camilo acrescentou que o Estado não medirá esforços para atingir as metas do MCMV e afirmou que um segundo contrato será assinado com o Banco, desta vez para unidades habitacionais em Fortaleza. “Temos muitos desafios, mas há uma determinação do governador Cid Gomes em reduzirmos o déficit habitacional e dar oportunidades as famílias mais sofridas do nosso Estado”, destaca. Ele finaliza informando que no Ceará são 41 municípios com população inferior a 50 mil habitantes e que a meta é democratizar o acesso para esses municípios.

No Minha Casa Minha Vida II, a cota disponibilizada para o Ceará é de 36.547 unidades habitacionais.

Conforme o gerente nacional de crédito imobiliário do Banco do Brasil, Gueitero Matsuo, o banco criou uma área especifica para cuidar do programa habitacional e estar disposto a firmar parcerias para a viabilização do Programa. “Crédito imobiliário é o grande negócio do banco de varejo”, justifica. E apostou: “O Ceará será nosso cartão postal”.

Ceará

No Ceará, a Secretaria das Cidades é responsável pelo acompanhamento das ações do Programa Minha Casa Minha Vida, com o incentivo às empresas na produção de unidades habitacionais destinadas a famílias que atendam o perfil do Programa. “Quando os projetos são propostos pelas empresas de construção civil, cabo ao governo estadual disponibilizar a infraestrutura básica necessária, dentro de parâmetros pré-definidos”, explica Camilo.

14.09.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br/ 85 3207.5249 / @scidades