Dragagem do Rio Cocó é iniciada

19 de setembro de 2012 - 14:50

 

Dragagem do Rio Cocó atenderá demanda antiga das populações que vivem às margens do rio. Investimento é da ordem de R$ 17,9 milhões

Um dos mais importantes rios do Ceará e que corta a capital, Fortaleza, já começou a ser dragado. Demanda antiga das populações de suas margens, a dragagem do leito do Rio Cocó compreende, nesta etapa inicial, 1 mil metros de extensão. Dividida em três trechos, a obra abrange cerca de 10 km com um volume total a ser dragado de 402.170 metros cúbicos. “Esta obra é importante porque atende a uma demanda antiga das populações que vivem às margens do Rio Cocó e que sofrem com as cheias, em épocas de chuvas”, observa o secretário das Cidades, Camilo Santana.

O secretário visitou, na manhã desta quarta-feira (19), a obra de dragagem iniciada no Trecho II, a partir da ponte da Avenida Sebastião de Abreu no sentido da Cidade 2000. Ao todo, o trecho conta com 12.319 metros de extensão, dos quais 4.286 metros serão dragados – onde estão incluídos os 1 mil metros iniciais. Começa na junção com o Canal da Aerolândia e segue até às proximidades da foz do Rio Cocó (Praia do Caça e Pesca). Daqui, serão retirados 166.248 metros cúbicos. “Queremos entregar boa parte dessa obra antes da Copa de 2014. Com isso, além do benefício social, também entregaremos infraestrutura para Fortaleza”, afirmou Camilo.

De acordo com o secretário das Cidades, mais dois trechos formam a obra: o Trecho I, que vai da Avenida Presidente Costa e Silva até a ponte da Avenida Murilo Borges, contando com 4.067 metros a serem dragados dos 8,5 mil metros de extensão total; e o Trecho III, que vai do Canal da Aerolândia  (entroncamento da da Avenida Aguanambi com a BR 116) até o Rio Cocó. Aqui será feita a dragagem de 1.274 metros de uma extensão total de 1.862 metros. O volume a ser retirado é, respectivamente, de 159.835 metros cúbicos e 76.085 metros cúbicos, nos Trechos I e III.  

Dragagem do Rio Cocó

Projeto Rio Cocó

A dragagem é parte integrante de um conjunto de ações que compõem o Projeto Rio Cocó. O investimento total da dragagem é de R$ 17,9 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento, com contrapartida do Governo do Estado.

A área de intervenção do Projeto abrange os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga. Constitui-se de uma combinação de intervenções das quais fazem parte construção de barragem, visando diminuir a faixa de inundações; limpeza do Rio; obras de urbanização com instalação de equipamentos sociais; e construção de unidades habitacionais para receber as famílias que moram nas margens do Rio.

O Projeto Rio Cocó é um dos três projetos de urbanização em execução pela Secretaria das Cidades. Em seu âmbito, também já está em execução todo o Programa de Monitoramento e Resgate Arqueológico e de Educação Patrimonial solicitado pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

19.05.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Ana Cristina Cavalcante