Técnicos da SCidades visitam Unidade de Reciclagem de Lixo

3 de outubro de 2012 - 16:40

 

O procedimento é capaz de reduzir em 90% a 95% o peso total dos resíduos sólidos urbanos

O secretário das Cidades, Camilo Santana, juntamente com técnicos da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), visitou nesta terça-feira (02) o protótipo da Unidade de Reciclagem de Lixo (URL) projetada e construída em Fortaleza. O objetivo do encontro foi conhecer e reunir informações sobre as diversas tecnologias disponíveis para tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Representantes da empresa responsável pela URL, Kermais Ambiental, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do grupo americano The Heritage Group também participaram da reunião.

Segundo Camilo Santana, a visita à unidade responsável pela reciclagem do lixo, tem como finalidade obter conhecimento do processo que é realizado com os resíduos urbanos. “A nossa ideia enquanto Governo do Estado, é de implantar no Ceará, esse equipamento que tem a capacidade de reduzir em grandes percentuais, os resíduos gerados pelas nossas áreas urbanas”, destaca o secretário. O coordenador de Saneamento da SCidades, Edmundo Olinda, acrescenta que é necessário que sejam realizados estudos sobre as diferentes formas de reciclagem do lixo, a fim de que seja instalado o melhor sistema no estado do Ceará. “O processo de reciclagem garante que o lixo se transforme em substâncias que retornam para a cadeia, ou seja, são menos resíduos para os aterros sanitários”, observa.

O tratamento proposto pela URL, segundo os técnicos da empresa é capaz de reduzir em 90% a 95% do peso total dos resíduos sólidos urbanos. Após tratados, os resíduos transformam-se em produtos reciclados ou reutilizados, sendo que os 5% a 10% de material inerte restante e sem valor econômico serão alocados em aterros sanitários.

Processo de reciclagem

O processo de tratamento de resíduos urbanos (lixo) é realizado por meio químico, em um tempo aproximado de apenas 6 horas. Neste processo, é feito a seleção dos materiais como: latas, metais, papelão, vidros, entre outros. Os resíduos orgânicos e inorgânicos restantes são triturados, adicionados a cal e a um reagente que ocasiona uma reação exotérmica que alcança até 120ºC. Após essa etapa o material está esterilizado, inodoro e seco, é então, separado o material fino do graúdo.

O material fino é um fertilizante orgânico pronto para uso e o grosso é um combustível de alto poder calorífero que pode ser utilizado no estado que se encontra (solto) ou na forma de briquetes. Esse combustível pode substituir a lenha reduzindo as ações da extração ilegal desta ou até mesmo ser utilizado em caldeiras para geração de energia elétrica.

03.10.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Luan Herculano