Aprovado Contrato de Empréstimo do Programa Cidades II

19 de outubro de 2012 - 11:50

 

Após o fechamento do contrato entre os governos federal e estadual com o BID, o próximo passo será a aprovação, em Washington

O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, acompanhado de técnicos do Governo do Estado (SCidades, Seplag, Sefaz e PGE) participou, em Brasília, das últimas negociações para a aprovação dos documentos contratuais do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe / Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II). O objetivo do encontro foi de acordar, bem como definir os termos e condições das minutas do contrato de empréstimo de US$ 106 milhões que serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 Após o fechamento do contrato entre os governos federal e estadual com o BID, o próximo passo será a aprovação, em Washington, por parte da instituição financeira. Em seguida, já no Brasil, o contrato segue para o senado federal para a sua aprovação final. A previsão é que a assinatura do documento seja realizada até o fim do ano. O financiamento é voltado para investimentos em infraestrutura e tem contrapartida do Governo do Estado. A aquisição será destinada preferencialmente às cidades-polo do projeto.

De acordo com o coordenador do projeto, Rogério Leite, esse encontro foi o mais significativo de toda a tragetória do projeto, pois resultou no acordo final entre representantes da União, Estado e BID. “Nesta última reunião antes da assinatura final, obtemos resultados positivos que garantirão o desenvolvimento e fortalecimento das cidades polo que integram as regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú”, afirmou.

Obras estruturantes

Com a finalização do processo de empréstimo serão executados os processos de licitações para o início das obras estruturantes que atenderão os municípios polo, das regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. Os recursos aprovados serão aplicados em obras de estruturação das avenidas de contorno, revitalização das áreas urbanas, construção de mercados, construção de aterros sanitários e requalificação de centros históricos. Sobral, no Vale do Acaraú e os municípios  que integram a região do Vale do Jaguaribe serão as cidades atendidas pelo projeto.

19.10.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Luan Herculano