Moradores do município de Independência recebem casa nova

24 de outubro de 2012 - 11:27

Ao todo, 60 unidades habitacionais foram destinadas às comunidades que vivem em área urbana da cidade

Moradia digna e de qualidade. Esse é o objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, está alcançando no município de Independência, na região dos Inhamuns. Mais de R$ 1 milhão foram investidos na substituição das casas de 60 famílias que vivem em áreas urbanas do município. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e contrapartida do Tesouro Estadual.

As comunidades cadastradas nos municípios com até 50 mil habitantes integram o Programa Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Ao todo, 109 municípios estão sendo atendidos pelo programa habitacional que está contemplando no Estado mais de quatro mil famílias que vivem em casas de taipa. As novas moradias variam entre 37 e 45 metros quadrados de área construída.

De acordo com o secretário das Cidades, Camilo Santana, cerca de 10 municípios, da região dos Inhamuns, estão sendo contemplados com a primeira fase de execução do programa MCMV. “São 450 novas unidades habitacionais destinadas às comunidades que mais precisam na Região. Muito mais que a construção das casas, proporcionamos a realização de um sonho para 450 famílias que antes sofriam com as chuvas, riscos de desabamentos e até mesmo doenças”, afirmou Camilo.

O titular da pasta também destacou que mais de R$ 75 milhões estão sendo aplicados nos municípios cearenses, na primeira etapa do programa federal. As obras encontram-se concluídas em mais de 30 cidades.

Programa Habitacional

A Secretaria das Cidades atua como indutora dos programas habitacionais nos governos Estadual e Federal. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, opera diretamente nos municípios com até 50 mil habitantes, substituindo casa de taipa, por imóveis de alvenaria. Nas cidades com maior densidade populacional à secretaria apóia as prefeituras em seus programas habitacionais.
A fiscalização e o acompanhamento das obras são de responsabilidade da SCidades, nesta etapa.

24.10.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades