Projeto Rio Maranguapinho é tema de reunião

25 de outubro de 2012 - 12:10

Representantes do GTII visitaram as áreas do Projeto que já recebem as intervenções

O Grupo de Trabalho Interestitucional e Intersetorial (GTII), criado pela Secretaria das Cidades, se reuniu nesta quinta-feira (25),  para avaliar o andamento das obras do Projeto Rio Maranguapinho. O encontro aconteceu no auditório da sede da Regional V, no bairro Siqueira.O Projeto está beneficiando diretamente mais de 12 mil famílias da Capital e dos municípios que recebem intervenções do Projeto.

Durante a reunião, foram apresentados os dados da última visita de representantes do Grupo, realizada no último mês de setembro, aos trechos I, II e III do Projeto, bem como as unidades habitacionais construídas para o reassentamento de famílias e a barragem para o controle de cheias.

De acordo com a técnica social da SCidades, Adriana Dantas, o GTII tem por finalidade discutir as ações que estão sendo realizadas durante as obras e que têm impacto no cotidiano dos moradores da área. “O GTII tem por objetivo debater as ações com a população para que as obras ofereçam mais melhorias com menores impactos na cultura e nos hábitos locais”, destaca a técnica.

A reunião, que ocorre toda última quinta-feira de cada mês, é conduzida pela SCidades e avalia a análise dos representantes e líderes sociais na questão ambiental do Projeto.

O grupo é formado por representantes das Secretarias das Cidades, Secretaria de Recursos Hídrcos, COGERH, Semace, SRH, Cagece, das prefeituras de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú, entidades civis regional e locais.

Rio Maranguapinho

O Projeto está dividido em três trechos e envolve recursos da ordem de R$ 694 milhões. É considerada a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas de cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias relocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.

25.10.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades