US$ 66,5 mi aprovados para a execução do Projeto Cidades do Ceará II

13 de novembro de 2012 - 12:09

Os investimentos do BID serão aplicados nas regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou o empréstimo de US$ 66,5 milhões financiados ao Governo do Estado, para o desenvolvimento das regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. As ações integram o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais Vale do Jaguaribe/ Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II), desenvolvido pela Secretaria das Cidades. Com a aprovação do empréstimo, as cidades com mais de 20 mil habitantes receberão melhorias em sua capacidade fiscal e institucional, assim como sua infraestrutura e ambiente empresarial.

Após a aprovação do contrato, em Washington, por parte da instituição financeira, o documento segue para o Senado Federal para a sua aprovação final. A previsão é que a assinatura do documento seja realizada até o fim do ano. O financiamento é voltado para investimentos em infraestrutura e tem contrapartida do Governo do Estado da ordem de US$ 40 milhões. A aquisição será destinada preferencialmente às cidades-polo do projeto.

Os investimentos do BID serão aplicados em obras de estruturação das avenidas de contorno, revitalização das áreas urbanas, construção de mercados, construção de aterros sanitários e requalificação de centros históricos. Sobral, no Vale do Acaraú e os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova, que integram a região do Vale do Jaguaribe serão as cidades atendidas pelo projeto. Os municípios localizados nas microrregiões também serão contemplados com o Programa Cidades II.

Fortalecimento

Para o secretário das Cidades, Camilo Santana, a aprovação do projeto irá garantir o fortalecimento dos governos municipais. “A ideia é investir o orçamento na infraestrutura, bem como desempenhar o desenvolvimento das prefeituras, gerando treinamentos com gestores municipais, a fim de provocar planos diretores de mobilidade, saneamento”, destaca Camilo.

Ainda de acordo com o titular da Pasta, o projeto pretende criar um modelo de gestão para gerenciar obras de grande porte nas regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú – suscitando o desenvolvimento das prefeituras, e proporcionando o crescimento da economia da população por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), afirma o secretário.

13. 11.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249/ @scidades