Ceará vai assinar maior contrato habitacional do Nordeste na próxima semana

21 de novembro de 2012 - 18:54

 

 

Serão 5.600 unidades habitacionais em Fortaleza. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo governador Cid Gomes

O governador Cid Gomes anunciou nesta quarta-feira (21) a assinatura, na próxima semana, do maior contrato habitacional do Nordeste, que compreenderá a construção do residencial Cidade Jardim que contará com 5.600 unidades habitacionais nas proximidades da avenida Perimetral, próximo ao bairro José Walter, em Fortaleza. O anúncio foi feito durante a assinatura do contrato de construção de 2.096 unidades habitacionais (Residencial Orgulho do Ceará II) no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O contrato é uma parceria entre Governo do Estado, Governo Federal e Banco do Brasil e terá investimentos de R$ 136 milhões. O secretário das Cidades, Camilo Santana, participou da solenidade no Palácio da Abolição.

De acordo com o governador Cid Gomes, a assinatura do contrato desta quarta-feira (21), que é parte das ações do Programa Minha Casa Minha Vida, é um momento muito importante para a política habitacional do Estado. O programa contempla famílias que têm renda de zero a três salários mínimos. O Governo do Estado atua como interveniente na execução do programa federal, por meio de construção de equipamento social, aporte de recursos complementares e doação de terreno.

Cid Gomes mencionou que existe uma demanda muito grande de habitação nos municípios cearenses de médio e grande porte. “Temos um compromisso social e queremos atingir uma meta, em parceria com o Governo Federal, governos municipais, agentes financeiros e empresas construtoras, para que sejam construídas, dentro desses oito anos de governo, 87.221 habitações no Ceará, incluindo o projeto Maranguapinho, Cocó, Dendê e no Interior do Estado”, disse. “Queremos colocar o Ceará na vanguarda do Brasil, com relação à habitação rural”, completou.

Para o secretário das Cidades, a contratação para a construção de mais de duas mil unidades habitacionais no município de Maracanaú, representa a consolidação do programa Minha Casa Minha Vida nos municípios cearenses. “Estamos trabalhando para todos municípios, inclusive os 41 que estão acima de 50 mil habitantes, e também estão sendo atendidos pelo programa federal. Além de Fortaleza e Região Metropolitana, já assinamos contratos para a construção de 2.084 unidades habitacionais em Sobral e 608 no município de Icó”, destaca Camilo. Ainda segundo o secretário estão sendo viabilizados contratos para os municípios de Quixadá, Iguatu, Crato, Itapipoca, Canindé, consideradas cidades de médio porte. “A nossa meta é atingir a cota de unidades habitacionais, em todos os municípios cearenses, até 2014”, concluiu.

Participaram da solenidade, o vice-governador do Estado, Domingos Filho; os deputados estaduais Tim Gomes e Júlio César Filho; o superintendente estadual do Banco do Brasil, Eloi Medeiros Júnior; o coordenador habitacional da Secretaria das Cidades, Flávio Jucá e o representante da empresa Direcional Engenharia, Ricardo Valadares.

21.11.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades