Prefeitos Eleitos do Cariri reúnem-se com o Banco Mundial

5 de dezembro de 2012 - 10:00

A intenção é apresentar aos novos gestores os projetos em andamento na região

Com a participação dos prefeitos eleitos do Cariri, foi aberta oficialmente, na tarde dessa segunda-feira (03), a Missão do Banco Mundial (Bird) na região. A intenção do encontro é apresentar a nova gerente da instituição no Brasil, Alessandra Campanaro, aos novos gestores municipais. Outro objetivos são checar o andamento das obras e o processo de implantação da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

O encontro foi presidido pelo secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, que representou o secretário Camilo Santana – em missão da Secretaria em Portugal. A reunião contou, ainda, com a participação do coordenador do projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, Adauto Oliveira, técnicos da SCidades e os consultores do Banco.

Segundo Fracalossi, a reunião é fundamental para consolidar o alinhamento entre a Secretaria e o Banco Mundial. Isso se faz necessário, prossegue o secretário, para proporcionar a troca de experiências com os novos gestores.

Para a gerente do Banco, Alessandra Campanaro, a grande preocupação dos prefeitos é a questão do aterro sanitário consorciado. Lei federal estabelece que os processos de implantação estejam encerrados em 2014. Segundo a gerente, os gestores têm a preocupação que haja uma celeridade nessa questão em função de questões ambientais.

Campanaro avaliou o encontro como extremamente positivo. Destacou que no decorrer da semana, quando forem realizadas as visitas técnicas, o Banco vai poder verificar in loco o andamento do das obras.

Indicadores

Já em Fortaleza, a chefe da missão do Banco Mundial, Alessandra Campanaro, fará o monitoramento do relatório dos indicadores de execução de todos os projetos em andamento. Por fim, cada componente do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central fará um balanço apresentando por categorias. Também será apresentado o desenvolvimento do Programa desde a última missão, realizada no último mês de julho. As reuniões acontecem, entre os dias 6 e 7, na Secretaria das Cidades, em Fortaleza.

Encosta do Seminário

A área, localizada no município do Crato, será beneficiada com uma ação de recuperação ambiental e requalificação urbana, que integra as ações do projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Ao todo, será investido R$ 19 milhões no projeto de reurbanização do espaço.

Atualmente a encosta do seminário sofre com um grave problema de erosão, o que coloca em risco um grande número de famílias que hoje residem no local. De acordo com o secretário Fracalossi, a idéia do projeto é promover a recuperação ambiental da área. “O projeto prevê a implantação de uma via paisagística, áreas de mirantes e mobiliário urbano”, destaca.

05.12.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249