SCidades inicia série de palestras técnicas com presidente do CAU/CE

11 de janeiro de 2013 - 11:02

Arquitetos da Pasta recebem informações do presidente do CAU Ceará

 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Luciano Guimarães,  abriu nesta quinta-feira (10) a série de palestras que a Secretaria das Cidades realizará este ano. A proposta é oferecer periodicamente informações técnicas sobre as áreas de atuação da Pasta ao público interno. “Serão reuniões de interesse dos nossos colaboradores, em que acabam sendo atendidas demandas de ordem técnica. Com isso, pretendemos aprimorar nosso trabalho para atender melhor nosso cliente, que é a sociedade”, explica  o coordenador administrativo-financeiro da Secretaria das Cidades, Ronaldo Borges.

 

Em sua palestra, o presidente do CAU/CE abordou as principais questões do cotidiano profissional de arquitetos e urbanistas que desenvolvem trabalhos no serviço púbico. Para uma plateia formada por colaboradores da Secretaria, Guimarães começou dizendo que a nova lei que passou a regulamentar o exercício da profissão “não é um divórcio” com as demais categorias que atuam no setor. “Nosso trabalho é inserir a arquitetura como uma política pública. E, para isso, precisamos ter a compreensão das nossas atribuições e competências”,  declara.

 

Para o arquiteto, iniciativas como a da Secretaria das Cidades oferecem a oportunidade de discutir o exercício da profissão. “O objetivo é abrir espaço para conversarmos sobre a nossa profissão.”, reforça. Segundo ele, o campo de trabalho é muito amplo e a formação de quem atua nele deve ser continuada. “Ninguém consegue aprender em apenas cinco anos [de curso universitário] uma profissão tão ampla”, observa. Durante sua apresentação, Luciano Guimarães falou sobre a estrutura do CAU, abordou o conceito e a importância dos Registros de Responsabilidade Técnica (RTT) e fez uma explanação sobre as atribuições do arquiteto e urbanista.

 

Iniciativa

 

A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coaf) e tem a missão de abordar temas relacionados ao exercício profissional de arquitetura e urbanismo voltados para o serviço público. “Nosso objetivo é trazer informações que possam auxiliar no processo de qualificação dos nossos colaboradores. Queremos elevar nosso patamar de eficiência e eficácia”, afirma Ronaldo Borges. A proposta é realizar encontros quinzenais voltados exclusivamente para o público interno da Secretaria.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 3207.5249

Ana Cristina Cavalcante