MCMV: famílias de Irauçuba recebem casas novas

18 de janeiro de 2013 - 11:09

Ao todo, 60 unidades habitacionais serão destinadas às comunidades que vivem em área urbana da cidade

 

Moradia digna e segura. Esse é o objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, está alcançando no município de Irauçuba, na região Norte. Mais de R$ 1 milhão está sendo investido na substituição das casas de 60 famílias que vivem em áreas urbanas do município. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e recebem contrapartida do Tesouro Estadual.

As comunidades cadastradas nos municípios com até 50 mil habitantes integram o Programa Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Ao todo, 109 municípios estão sendo atendidos na primeira fase do programa habitacional que está contemplando no Estado mais de quatro mil famílias que vivem em casas de taipa. As novas moradias variam entre 37 e 45 metros quadrados de área construída.

De acordo com o secretário das Cidades, Camilo Santana, cerca de 22 municípios daquela região estão sendo contemplados com a primeira etapa de execução do programa MCMV. “São mais de 900 novas unidades habitacionais destinadas às comunidades que mais precisam na Região. O Estado em parceria com o governo federal, não está construindo apenas casas, mas está proporcionando a realização de um sonho para mais de 900 famílias que almejam morar numa casa de verdade”, afirma Camilo.

O titular da pasta também destacou que mais de R$ 75 milhões estão sendo aplicados nos municípios cearenses, na primeira etapa do programa federal. As obras encontram-se concluídas em mais de 30 cidades.

Programa Habitacional

A Secretaria das Cidades atua como indutora dos programas habitacionais nos governos Estadual e Federal. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, opera diretamente nos municípios com até 50 mil habitantes, substituindo casa de taipa, por imóveis de alvenaria. Nas cidades com maior densidade populacional à secretaria apoia as prefeituras em seus programas habitacionais.

A fiscalização e o acompanhamento das obras são de responsabilidade da SCidades, nesta etapa.

18.01.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Luan Herculano