Sisars decidem cronograma de ações em 2013

24 de janeiro de 2013 - 10:22

Os Sisars são sistemas integrados de saneamento rural, administrados pela própria comunidade

Gestores dos oito Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) do Ceará têm reuniões marcadas para os dias 24 e 25 de janeiro. No encontro, dia 24, os gestores sociais decidirão sobre o plano de trabalho para 2013. Também serão definidos os cronogramas das Assembleias Gerais Ordinárias, previstas para março, e das reuniões dos Conselhos de Administração (Conads) e dos Conselhos Financeiros (Cofins).

No dia 25, os gestores técnicos e de capacitação social irão assistir a uma palestra sobre empreendedorismo, além de discutir os resultados de dezembro nos quesitos técnicos, administrativo e social. Serão também definidos os indicadores e as metas para o ano de 2013.

Os oito Sisars beneficiam 133 municípios, tendo 686 comunidades filiadas, que representam 429.904 famílias atendidas. A maioria dos sistemas de água rurais executados pela Cagece, através do São José, é administrada pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Atualmente, existem oito unidades do Sisar no Ceará (uma em cada bacia hidrográfica do estado).

O Sisar atende a pequenas comunidades e visa garantir, a longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Companhia de forma autossustentável. Cada Sisar constitui uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, formada pelas associações comunitárias representando as populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece.

A estrutura organizacional do Sisar consta de um conselho de administração com 11 membros (6 das associações e 5 de órgãos governamentais) e um conselho fiscal com 6 membros (todos representantes das comunidades), além de considerar a voz dos moradores em Assembleia Geral.

24.01.2012
Assessoria de Imprensa da Cagece