Conferência Estadual das Cidades é discutida em seminário

20 de fevereiro de 2013 - 13:51

O encontro ocorreu em duas regiões do Estado, reuniu representantes de 50 prefeituras nos municípios de Quixeramobim e Limoeiro do Norte

O secretário das Cidades, Camilo Santana, abriu nesta terça-feira (19) o I Seminário de Sensibilização para a realização da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá no mês de setembro. O encontro que ocorreu no município de Quixeramobim, no Sertão Central, reuniu representantes de 28 municípios cearenses. Ao todo serão apresentados oito seminários nas principais regiões do Estado. Nesta quarta-feira (20), o seminário acontecerá no município de Limoeiro do Norte.

O seminário visa estimular e desenvolver entre os municípios ações que contribuam para o avanço das cidades do interior do Estado. Habitação, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Resíduos Sólidos são alguns dos temas principais abordados pelo encontro que apresenta também os perfis econômicos dos municípios cearenses, bem como conscientizar a importância dos conselheiros municipais na preparação para as conferências estadual e nacional.

De acordo com o titular das Cidades, o seminário de sensibilização é fundamental para promover o desenvolvimento dos municípios cearenses. “Precisamos trabalhar em parceria com as prefeituras em preparação à 5ª Conferência Estadual das Cidades. Seja na área da habitação, desenvolvimento urbano ou saneamento, o nosso papel enquanto Governo do Estado, é dar suporte necessário para que os municípios sejam capazes de oferecer uma vida de qualidade melhor para a população cearense”, afirma Camilo.

Para o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, a realização dos seminários regionais tem como objetivo integrar os municípios cearenses. “Estamos dando o primeiro passo para que juntos possamos construir uma nova configuração das regiões do nosso Estado”, ressalta o prefeito.

Segundo Gorete Fernandes, membro do Conselho Estadual das Cidades do Ceará (ConCidades), os encontros de sensibilização tem por finalidade convocar as diversas entidades e movimentos municipais do interior do Estado. “Os seminários vêm para que possamos traçar planejamento e elaboração para a realização da conferência estadual. Os membros de conselhos e movimentos populares precisam expressar e formalizar as suas necessidades para que dessa forma seja criada uma conscientização para o desenvolvimento e avanço das cidades do Ceará”, concluiu.

Limoeiro do Norte

Nesta quarta-feira (20) o Seminário de Sensibilização para a realização da 5ª Conferência das Cidades foi realizado no município de Limoeiro do Norte, na Região do Vale do Jaguaribe. O encontro que ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), contou com a participação de 22 prefeituras e membros de entidades e movimentos populares. O evento foi conduzido pelo secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi.

20.02.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / (85) 3207.5249 / @scidades