MCMV 2: técnicos sociais recebem capacitação

26 de fevereiro de 2013 - 14:09

Nesta fase, o Programa atende aos municípios com até 50 mil habitantes. Nestes casos, as famílias terão suas casas de taipa substituídas por casas de alvenaria

Representantes de 143 municípios cearenses inscritos no Programa Minha Casa Minha Vida II (MCMV) participam nesta terça-feira (26) de capacitação e orientação para o trabalho realizado com às famílias beneficiadas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, é o proponente de 61 cidades do total, o restante dos municípios pertencem aos programas habitacionais das prefeituras.

Nesta fase, o Programa Federal atende aos municípios com até 50 mil habitantes. Nestes casos, as comunidades terão suas casas de taipa substituídas por casas de alvenaria. Serão, no total, 2.660 famílias beneficiadas com novas unidades habitacionais, que representa um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões do Governo Estadual e R$ 66,5 milhões do Governo Federal.

Para o coordenador de Desenvolvimento da Habitação de Interesse Social, Flávio Jucá, esse primeiro encontro do ano com as novas gestões tem por finalidade realizar um treinamento com os técnicos sociais de todos os municípios envolvidos no programa federal. Ao todo, 61 cidades cearenses serão atendidas diretamente pelo MCMV 2. “Nesse encontro serão apresentadas as diretrizes para a fase de consolidação das famílias contempladas com o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU). O PNHU realiza a substituição de casas de taipa, por imóveis de alvenaria, nas áreas urbanas dos municípios”, destaca Jucá. Ainda de acordo com o coordenador, a previsão para o início das obras será em janeiro de 2013.

De acordo com o consultor das instituições financeiras, junto ao ministério das Cidades, Carlos Luna, o encontro realiza análise sobre o cadastramento das famílias, além de promover melhorias para consolidar, aprimorar, bem como divulgar o trabalho social, realizado em parceria com as prefeituras, que tem como objetivo a execução do programa nos municípios. “Nosso objetivo é acompanhar e fiscalizar o andamento das obras que já chegam a quase 5 mil unidades habitacionais concluídas em todo o Estado”, ressalta Luna.

O programa MCMV tem por objetivo apoiar os estados e municípios no desenvolvimento das ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna, voltadas ao atendimento de beneficiários cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. O encontro desta terça-feira reúne mais de 80 profissionais de 143 municípios cearenses.

26.02.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades