Secretário das Cidades lança livro sobre Geopark Araripe

15 de abril de 2013 - 15:18

A publicação é uma parceria entre Governo do Estado, por meio da SCidades com a URCA

“Talvez as pessoas não tenham a dimensão da importância do Geopark para a região do Cariri. Local que abriga a primeira floresta de conservação nacional do Brasil. Esse livro tem como objetivo resgatar as riquezas culturais de uma Região que gera estudos e pesquisas para muitos”. Com essa afirmação o secretário das Cidades, Camilo Santana, abriu a solenidade de lançamento do livro Geopark Araripe: Histórias da Terra, do Meio Ambiente e da Cultura, nesta segunda-feira (15). A publicação é uma parceria entre Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades com a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Ainda durante o evento foi realizado a inauguração das placas de sinalização dos geossítios localizados na região sul do Estado. Na oportunidade Camilo Santana entregou as chaves de dois veículos para uso da sede do Geopark Araripe, bem como mobiliário para escritório.

A publicação, dividida em tópicos e capítulos traça o perfil social, econômico e cultural dos municípios da região do Cariri, além de destacar, por meio de estudos e pesquisas, os diversos aspectos históricos e arqueológicos descobertos ao longo do período nos espaços geográficos da Região. A literatura abrange ainda, em imagens, as diferentes leituras realizadas por turistas e nativos que contemplam os atrativos proporcionados pelos parques milenares do Cariri.

Segundo o titular da Pasta, o livro irá mostrar a pesquisadores do mundo inteiro, o perfil social, econômico dos municípios da região do Cariri, além de destacar, estudos de diversos aspectos históricos e arqueológicos.

Atualmente o Geopak Araripe é um dos projetos prioritários do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado pela SCidades. O programa visa estimular a economia, desempenhar ações de desenvolvimento regional e melhorar a infraestrutura.

15.04.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades