Secretaria das Cidades quer pacto pela habitação rural no CE

17 de abril de 2013 - 16:10

“Estamos construindo um grande pacto pela habitação rural no Ceará”, destaca o secretário das Cidades, Camilo Santana

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, quer superar a cota do Estado e atingir 20 mil unidades habitacionais no âmbito do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR) – também chamado de Minha Casa Minha Vida Rural. Durante a tarde desta terça-feira (16), entidades como Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Fetraece, Instituto Elo Amigo, Flor do Pequi, Contacte, IDEF, Cetra, IAC, entre outras, estiveram reunidos com a equipe de habitação da Secretaria das Cidades, e com representantes das instituições financeiras que atendem ao programa: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O encontro foi comandado pelo secretário das Cidades, Camilo Santana.  “Estamos construindo um grande pacto pela habitação rural no Ceará”, destaca Camilo.
 
A superintendente nacional de Habitação Rural da Caixa, Noemi Aparecida, assim como o superintendente da mesma área do Banco Brasil, Tarcísio Gerotto, apresentaram todas as informações sobre o PNHR, tais como o procedimento para as entidades aderirem ao programa. O objetivo do encontro foi tornar as informações disponíveis para estimular o movimento social a ser agente do processo de construção de moradias rurais. “Minha missão é fazer o PNHR deslanchar no Nordeste e já estamos conseguindo isso”, afirma Noemi. Já Gerotto, do BB, acredita no bom desempenho do programa. “As metas do Estado serão atingidas e superadas. Se depender do Banco do Brasil, o Ceará vai para o topo do ranking de execução do programa”, afirma.

O secretário das Cidades lembrou que o Governo do Ceará está preparando ações importantes com prefeituras e entidades representativas do movimento social. “Estamos estimulando esta parceria com as entidades que já têm expertise em programas governamentais. O que nós queremos é atingir as nossas metas e superar as nossas cotas”, reforça Camilo. “E quero, aqui, dar uma informação importante: o Ceará já é o segundo no Brasil; e o primeiro no Nordeste no ranking de contratações do programa no Banco do Brasil”, arrematou.

Programa Nacional de Habitação Rural

O Programa Nacional de Habitação Rural concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), ao beneficiário (pessoa física), agricultor Familiar ou trabalhador rural, organizados por uma Entidade Organizadora, para a aquisição de material de construção, para a construção, conclusão ou reforma/ampliação da unidade habitacional em área rural. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades aporta contrapartida e dá suporte técnico.

16.04.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades