Cagece utiliza tecnologia pioneira na recuperação da tubulação de esgotamento sanitário

7 de maio de 2013 - 11:10

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou nesta segunda-feira (06), a sinalização da via para começar a recuperação de 1.000 metros de tubulação que fazem parte do Interceptor Oceânico Oeste. O serviço será pelo método não destrutivo, em que será evitado, ao máximo, a escavação e a interdição da via. Nesse diâmetro de tubos, a Cagece está sendo pioneira na tecnologia utilizada, na América do Sul. Serão investidos R$ 12,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Ceará. A intervenção será realizada na Avenida Presidente Castelo Branco (Av. Leste Oeste).

 

No período de 15 a 30 de junho, o serviço será interrompido, para não prejudicar a circulação dos veículos, durante a realização da Copa das Confederações. Em seguida, a intervenção será retomada com previsão de término para final de outubro de 2013.

 

Durante a obra, ficarão interditadas as faixas que margeiam o canteiro central, nos dois sentidos de tráfego, entre a Rua Filomeno Gomes e a Avenida Pasteur. A obra será realizada de dia e de noite, sendo concentrado o trabalho com os maiores equipamentos no período noturno, para interferir o menos possível no trânsito.
A tecnologia pioneira na América do Sul, a ser utilizada pela Cagece, chama-se CIPP, abreviação para o inglês cured-in-place pipe. O método confere resistência estrutural à tubulação, além de proteção contra ataques químicos comuns na presença de esgoto.

 

O interceptor é uma tubulação, em manilhas de concreto armado, com diâmetro de 1.750 mm, situada em uma profundidade de 5 a 9 metros. A recuperação objetiva prevenir transtornos à população, reabilitando uma tubulação já desgastada, com um material inerte à ação dos gases do esgoto.

 

O Interceptor Oeste integra o Sistema de Disposição Oceânica de Esgotamento sanitário e tem por objetivo transportar os esgotos gerados nas bacias de esgotamento, a ele interligadas, para a Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC), situada na Avenida Leste-Oeste.

 

07.05.2013

Assessoria de Imprensa da Cagece

Janaína Taillade (85 3101.1826 / 3101.1828 / 8878.8932)