Conferências municipais em preparação à Estadual chegam à reta final

8 de maio de 2013 - 17:02

Municípios do Ceará realizaram seminários de sensibilização para a Conferência das Cidades

As conferências municipais relizadas em preparação à 5ª Conferência Estadual das Cidades estão chegando à sua reta final. Até o encerramento do mês de maio, todos os municípios cearenses terão concluído seus eventos preparatórios. De acordo com o secretário das Cidades, Camilo Santana, as conferências têm como meta integrar os municípios cearenses. “Estamos dando o primeiro passo para que, juntos, possamos construir uma nova configuração das regiões do nosso Estado”, afirma.

Os encontros reúnem representantes dos governos municipais, entidades de classe e o movimento social para tratar de temas relativos à melhoria da qualidade de vida nas cidades. A partir da realização do seminário, os municípios têm até 10 (dez) dias para entregarem seus relatórios finais.  Entre os temas abordados nos encontros, estão habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e resíduos sólidos.

De uma forma geral, os eventos visam estimular a proposta de crescimento e avanço das cidades acima de 20 mil habitantes do Ceará. Os seminários também têm representado uma oportunidade para as cidades apresentarem seus perfis econômicos. Outro objetivo é destacar a importância dos conselheiros municipais na preparação para as conferências estadual e nacional.

Camilo Santana observa, ainda, que as conferências realizadas nas diversas cidades do Estado são fundamentais para promover ideias e ações que contribuam para o crescimento ordenado e efetivo das cidades do Interior. “Estamos em parceria com as prefeituras, auxiliando os municípios na preparação para a Conferência Estadual das Cidades. Seja na área da habitação, desenvolvimento urbano ou saneamento, o nosso papel é dar suporte necessário para que os municípios sejam capazes de oferecer mais qualidade de vida para a população cearense”, afirma Camilo.

08.05.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades