Governador Cid Gomes autoriza novas obras de urbanização para o Cariri

16 de maio de 2013 - 15:50

O governador Cid Gomes autoriza nesta sexta-feira (17), o início de novas obras de urbanização para o Cariri. A ação segue a rota da integração e do desenvolvimento pela qual passa àquela região e integra o Programa de Desenvolvimento Econômico e Regional – Cidades do Ceará/Cariri Central, em execução pela Secretaria das Cidades. Da solenidade, participará também o secretário Camilo Santana e prefeitos municipais.

Em Juazeiro do Norte, será iniciada a primeira etapa das obras da Avenida do Contorno. São duas pistas com um canteiro central, passeios, drenagem e iluminação, além da sinalização e ciclovias, representando importante via de escoamento e opção de tráfego, principalmente nas grandes romarias. O primeiro trecho será de 3,4 quilômetros.

As intervenções serão na CE-060, rodovia estadual que liga os municípios de Juazeiro e Caririaçu, passará pela estrada de Damião dos Coqueiros, Avenida Zé de Melo e ganhará as margens do Rio Salgadinho na direção da Avenida Paulo Maia. O investimento total será de R$ 11,6 milhões.

Em Barbalha, também chamada de Avenida do Contorno, será assinada a ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica com pista dupla e canteiro central. São 2,4 quilômetros de via com investimentos de R$ 2,7 milhões.

Em Nova Olinda, as ações compreendem construção de passeios, instalação de mobiliário urbano, acessibilidade e mobilidade, ciclovias, calçadões e paisagismo no entorno da Avenida Perimetral do município. O investimento é de R$ 1 milhão.

Conforme Camilo Santana, só através da Secretaria das Cidades, o Cariri está recebendo um investimento de R$ 134 milhões. Segundo ele, o objetivo é impulsionar as vocações de cada região e, dessa forma, fortalecer o Ceará por inteiro. “ O Governo do Estado tem descentralizado os investimentos, quer seja em educação, saúde e infraestrutura e com isso tornar as regiões competitivas”, explica.

O secretário acrescenta que o Projeto Cidades do Ceará atua em três esferas: com obras de engenharia, capacitação de mão-de-obra e fortalecimento institucional. Os recursos são oriundos de operação realizada com Banco Mundial.

Inaugurações

Ainda nesta sexta-feira (17), às 11 horas, serão inauguradas as obras de requalificação do Centro Histórico de Barbalha. Lá, foram recuperadas as zonas urbanas com foco nas áreas histórica e turística do município.  A ação integra também o Projeto Cidades do Ceará e recebeu recursos de R$ 1,3 milhão.

O Centro Histórico também recebeu além da pavimentação de suas vias, a drenagem de suas águas e toda a sinalização turística, que facilitará o fluxo dos visitantes e oferecerá mobilidade urbana à cidade.  “Com a entrega dessas obras, o Centro Histórico de Barbalha promoverá o interesse dos turistas em conhecer os atrativos do município, como igrejas, praças entre outros”, observa o coordenador do Projeto, Adauto Oliveira.

Outra importante ação será inaugurada na ocasião: a estrada “Corredor do Sabino”, fruto de convênio da SCidades com a Prefeitura Municipal. A estrada conta com duas pontes, passagem molhada e sinalização.

A rodovia “Corredor do Sabino” será denominada, por meio do projeto de Lei apresentado e aprovado pela Câmara Municipal, de Avenida Otávio Sabino Dantas, que ligará o Distrito Estrela a CE 060 Barbalha/Missão Velha e a Avenida João Evangelista Sampaio.

Serviço:

17.05.2013

Assinatura da Ordem de Serviço em Juazeiro do Norte Horário: 09h30min Local: Avenida José de Melo esquina com a Rua do Horto

Assinatura da Ordem de Serviço em Barbalha Horário: 11horas Local: Largo do Rosário

Assinatura da Ordem de Serviço em Nova Olinda Horário: 17h30min Local: Avenida Perimetral Sul, em frente a Prefeitura Municipal

16.05.2013

Priscila Teixeira ( comunicacao@cidades.ce.gov.br/ 85 3207.524)

Twitter: @scidades