Rio Maranguapinho: colaboradores da SCidades conferem andamento do Projeto

20 de maio de 2013 - 12:06

O Projeto é considerado a maior obra de intervenção urbana do Nordeste

Um grupo formado por colaboradores da Secretaria das Cidades acompanhou na última sexta-feira (17), o andamento do Projeto Rio Maranguapinho. A visita foi encabeçada por representantes da Coordenadoria de Projetos Especiais da Secretaria e acompanhada pelo secretário executivo da Pasta, Carlo Ferrentini.

Durante a visita técnica, os participantes conferiram a urbanização da Avenida Paisagística do Projeto Maranguapinho; Avenida Boulevard Maranguapinho, e obras do trechos II e III, em algumas áreas na margem esquerda e em outras na margem direita do Rio.

Também estava no roteiro visita ao residencial Miguel Arraes, que conta, no total, com 1.212 unidades habitacionais; o residencial Rachel de Queiroz, que conta com outras 324 unidades; a Barragem do Rio Maranguapinho, construída para o controle de cheias e finalizando no residencial Aldemir Martins.

Rio Maranguapinho

O Projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia. Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias realocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.

O Projeto envolve recursos da ordem de R$ 700 milhões e é considerada a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. São mais de 10 mil famílias beneficiadas diretamente com os residenciais, e 300 mil beneficiadas indiretamente com a revitalização do Maranguapinho.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
@scidades