Arranjos Produtivos Locais são debatidos em Audiência Pública

29 de maio de 2013 - 11:42

As ações representam investimentos de R$ 13 milhões

Representantes da Secretaria das Cidades participaram, nesta terça-feira (28), de Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa para discutir o modelo de desenvolvimento por meio de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Do encontro, promovido pela Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia, também participaram representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede).

Mais de 50 municípios cearenses já foram contemplados com os Editais de Apoio aos Arranjos produtivos Locais, disponibilizados pelo Governo do Estado. Conforme a coordenadoria de Desenvolvimento Urbano Territorial da Secretaria das Cidades, responsável pela execução das ações, o investimento nos APLs chega a R$ 13 milhões.
A ação é fruto da da parceria do governo estadual, por meio do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Projeto

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais – com foco em um conjunto específico de atividades econômicas – que apresentam vínculos mesmo que incipientes. Geralmente envolvem a participação e a interação de empresas – que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços e formas de representação e associação. Incluem também organizações públicas e privadas voltadas para: formação e capacitação de recursos humanos, como escolas técnicas e universidades; pesquisa, desenvolvimento e engenharia; política, promoção e financiamento.

29.05.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades