Camilo Santana apresenta proposta de aterros consorciados em Washington

31 de maio de 2013 - 10:48

Com o secretário, estavam prefeitos do Cariri e o secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi

O secretário das Cidades, Camilo Santana, apresentou, em Washington (EUA), a proposta de implantação de aterros consorciados para o Ceará. O debate aconteceu durante o Seminário Internacional sobre Gestão de Resíduos Sólidos promovido pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial), realizado entre os dias 28 e 30 deste mês. O secretário adjunto, Mário Fracalossi, também participou do evento.

Lá, também foram discutidos os diversos aspectos ambientais e sociais sobre a metodologia de implantação de aterros sanitários. Durante os três dias de programação, foram realizadas visitas de campo, apresentação de modelos de aterros; discussão sobre arranjos institucionais para a gestão de aterros sanitários; bem como debatidos temas como custos e benefícios para a implementação de alternativas tecnológicas e questões socioambientais para a execução de serviços relacionados aos resíduos sólidos.

A comitiva cearense liderada pelo titular das Cidades contou também com a presença de sete prefeitos da Região Metropolitana do Cariri (RMC), são eles: José Leite Gonçalves (Barbalha), Ronaldo Sampaio (Crato), José Vandevelder (Farias Brito), Raimundo de Macêdo (Juazeiro do Norte), Tardiny Pinheiro (Missão Velha), Francisco Ronaldo Sampaio (Nova Olinda) e Danieli de Abreu Machado (Santana do Cariri).

Aterros Consorciados

A Secretaria das Cidades está articulando, atualmente, a implantação de 26 aterros no modelo de consórcios municipais regionais. Destes, oito (8) já estão em fase de formação de consórcio. Em fase avançada de implantação estão os Aterros Regionais do Cariri, Sobral (região Norte) e de Limoeiro do Norte (região Vale do Jaguaribe)

Aterro Cariri

Já está em fase de elaboração o projeto executivo do Aterro Sanitário  Consorciado da região do Cariri. A previsão, segundo a Secretaria das Cidades, é de que neste mês de junho o projeto seja concluído e passe para análise. Após esta etapa, será elaborado o edital para licitar as obras.

O projeto de instalação do Aterro prevê investimentos da ordem de R$ 20 milhões e integra o conjunto de ações do Programa de Desenvolvimento Econômico Regional – Cidades do Ceará / Cariri Central, executado pela SCidades.

O Aterro Consorciado do Cariri será instalado no município de Caririaçu, divisa com o município de Juazeiro do Norte.

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249

@scidades