Seminário discute resíduos sólidos em Brasília

6 de agosto de 2013 - 15:36

O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi participou do evento organizado pela Senaes. A Secretaria das Cidades tem convênio com o órgão federal desde o final de 2012 e vai contemplar 93 municípios cearenses com a parceria

O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, participou do 1º Seminário Nacional da Senaes / Pró-catador: Articulação de Entidades Parceiras, em Brasília. O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes),  discutiu o apoio e ações para a organização e o desenvolvimento de cooperativas atuantes com resíduos sólidos. A Secretaria das Cidades firmou convênio com o órgão federal desde o final de 2012, e pretende contemplar 93 municípios cearenses com a parceria.

O seminário, realizado no último dia 30, tem como finalidade abordar as questões de inclusão socioeconômica de catadores de resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis. O projeto “Pró-catador: Articulação de Entidades Parceiras” oferece assessoria técnica, estudos, formação, planejamento e articulação sobre as temáticas consideradas estratégicas para o fortalecimento de organizações de catadores. De acordo com pesquisas realizadas pelo Projeto, os estudos apontam a necessidade do encerramento dos lixões e na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo Fracalossi, a Pasta realizará um diagnóstico nos municípios a fim de cadastrar os catadores e identificar se estão inseridos em cooperativas ou associações que desenvolvam alguma ação com os resíduos sólidos. Após esse procedimento, a Secretaria das Cidades fará um trabalho de inserção destes grupos no mercado de trabalho, com capacitações ou mobilizações com os catadores. “O objetivo da Secretaria de Economia Solidária, no segmento de resíduos sólidos, é apoiar os projetos, por meio das entidades parceiras pelos estados, municípios e ONGs (Organizações Não Governamentais). O intuito do convênio firmado é avançar na integração dos profissionais no mercado”, observa.

A estruturação do grupo de catadores, prossegue o secretário, deve gerar várias iniciativas que beneficiarão milhares de pessoas que têm como ofício a seleção de resíduos sólidos. “O seminário suscitou a criação da ‘Bolsa Reciclagem’, que pretende remunerar os catadores, pelos serviços ambientais prestados”, destaca.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, é indutor e co-financiador nas ações de resíduos sólidos no Ceará. Ao todo, três aterros sanitáros serão implantados nas regiões do Cariri, Sobral e Limoeiro do Norte. O Governo realiza aporte técnico e financeiro na elaboração dos projetos executivos. Após a instalação dos aterros, os municípios tem o dever de criar a política da coleta seletiva, a fim de gerar espaço para a inserção dos grupos e associações de catadores no comércio com os materiais reutilizáveis.

06.08.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades