MCMV II: Concluído bloco modelo do Cidade Jardim

21 de agosto de 2013 - 15:23

O empreendimento é o maior do MCMV II na região Nordeste

Nesta quarta-feira (21), Dia Nacional da Habitação, o secretário das Cidades, Camilo Santana e os diretores da Fujita Engenharia apresentaram à Imprensa o primeiro bloco do residencial Cidade Jardim. As obras do bloco modelo do conjunto habitacional – maior empreendimento do Minha Casa Minha Vida II do Nordeste – foram concluídas. São 16 apartamentos divididos em quatro pavimentos, que servirão de referência para o restante do empreendimento, localizado no bairro José Walter, em Fortaleza.

 

Cidade Jardim - 01Na execução da obra foi empregada uma tecnologia construtiva que conseguiu dar celeridade aos serviços no canteiro de obras: a técnica de paredes de concreto moldadas in loco. As paredes de concreto são produzidas dentro do próprio canteiro de obras, reduzindo desperdícios e os possíveis impactos ambientais, além de proporcionar uma economia no tempo de execução da ordem de 40%, se comparada às técnicas tradicionais (alvenaria).

O bloco modelo integra o condomínio I. Ao todo, o bairro planejado Cidade Jardim é composto por 16 condomínios. No total, serão 5.536 apartamentos, organizados em 13 quadras. Além das unidades habitacionais, serão também construídas áreas comerciais e áreas de lazer com quadras poliesportivas, pistas de skate, playgroud, salões para eventos, campos de futebol, entre outros.

Banner - Cidade Jardim

A área total é de 77 hectares e os prédios deverão seguir padrão térreo, mais três pavimentos. A área privativa das unidades habitacionais é de 43,15 m², cada. As obrasseguem em ritmo acelerado. As mais de 5 mil moradias deverão estar prontas no tempo recorde de 24 meses. De acordo com o planejamento da obra, a partir de outubro o ritmo deve atingir a execução de 22 blocos por mês.

Cidade Jardim - 03Segundo Camilo Santana, o Cidade Jardim é voltado para as famílias que integram programas em execução por parte do Governo Estadual. Exemplo disso são as famílias que estão sendo retiradas de áreas de riscos ao longo do Rio Maranguapinho, projeto executado pela Secretaria das Cidades, e que optaram por receber uma nova moradia. “Outra parcela será destinada às famílias que atualmente residem na área de intervenção para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também serão contempladas famílias que residem em parte do terreno onde o empreendimento está sendo erguido”, aponta o secretário.

A obra é uma parceria do Governo Federal e Governo Estadual, por meio da Secretaria das Cidades. A construtora responsável é a cearense Fujita Engenharia. A entidade financiadora é a Caixa Econômica Federal.

Condições de Moradia

A localização do Condomínio Cidade Jardim é também um diferencial, já que a área é dotada de boa estrutura em suas proximidades, contando com fácil acesso a serviços de transporte e escolas. Além disso, foram doadas áreas institucionais para que o Poder Público invista na construção de mais equipamentos urbanos de interesse social. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atenderá o complexo, já foi inaugurada. Também serão construídas escolas, creches e postos de saúde.

Mão-de-obra

Cidade Jardim - 12No quesito capacitação de profissionais, a construtora firmou parceria com o SENAI e a Prefeitura de Fortaleza para a instalação da Escola Móvel de Construção Civil no canteiro de obra. Os cursos realizados fazem parte do PRONATEC e contemplam as modalidades de eletricista, bombeiro, armador e pedreiro. A empresa também tem sua estrutura própria de formação e já capacitou 150 pessoas para o serviço de montagem de formas. Até outubro de 2013, a meta é dobrar esse número. Parte das pessoas capacitadas é proveniente de bairros adjacentes à obra do residencial Cidade Jardim. Atualmente, a obra conta com um efetivo de 500 profissionais com perspectiva de triplicar esse número até dezembro de 2013.

21.08.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades