Secretaria das Cidades realiza 38ª reunião do NEA APL

2 de outubro de 2013 - 16:19

O evento tem como meta debater saberes e experiências. O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, presidiu o encontro

Técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano e Territorial (Codut), da Secretaria das Cidades, em parceria com o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEA APL) realizaram, nesta quarta-feira (02), a 38ª Reunião Ordinária do Núcleo Estadual. O encontro tem como objetivo debater as diversas circunstâncias institucionais de governanças públicas, privadas, pesquisadores, bem como os APLs prioriozados no Estado. O evento também tem como meta compartilhar saberes e experiências. O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, abriu o encontro.

Na pauta da reunião estavam os seguintes tópicos: Definição das estratégias para implantação do Observatório Nacional dos Arranjos Produtivos e priorização dos APLs do Estado do Ceará; Indicação dos APLs casos de sucesso a serem apresentados na Conferência Nacional dos Arranjos Produtivos; assim como discussão sobre os APLs na área de economia criativa que enviaram propostas ao edital do Ministério da Cultura / MDIC; e experiências de sucesso dos Núcleos Estaduais do Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe.

Os participantes discutiram os resultados definidos e elaborados na Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, assim como os assuntos referentes a política nacional de apoio aos APLs. Ainda no encontro foram abordados temas como o Observatório Brasileiro de APLs, seus objetivos e metodologia.

APLs no Ceará

O Governo do Estado investe mais de R$ 8 milhões nos projetos de Arranjos Produtivos Locais (APLs), no Ceará. Com dois editais, o governo estadual, por meio da Secretaria das Cidades, aqueceu e promoveu a economia de milhares de cearenses. Exemplos de ALPs de sucesso no Estado são: Cerâmica Vermelha de Russas, Móveis de Marco, Cajucultura de Aracati e Fortim, Redes de Dormir de Jaguaruana. Moda Íntima de Frecheirinha, Tecnologia da Informação da RMF, bem como Carcinicultura do Litoral Oeste, Cajucultura de Barreira e Moda Íntima no município de Morrinhos.

02.10.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades