Rio Cocó: projeto de barragem será licitado

14 de outubro de 2013 - 11:21

Nesta sexta-feira (11) a Central de Licitação do Estado (CLE) encerrou o prazo de entrega de propostas de preços das empresas interessadas em executar a construção da barragem do Projeto Rio Cocó executado pela Secretaria das Cidades. O certame de licitação foi realizado por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), essa é a primeira vez que a Pasta realiza a modalidade.

O RDC é uma modalidade que busca analisar a qualidade e o menor preço para a execução das obras, especificamente a da barragem do Rio Cocó que abrange os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Itaitinga. Ao todo, está previsto para ser investido, na obra, o valor de R$ 53.741.392,28. Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do Estado.

A barragem visa obter o controle e amortecimento de ondas de cheias, com o objetivo de diminuir a faixa de inundações. De acordo com o Decreto de Desapropriação de nº 30.680 de setembro de 2011, a barragem será construída num espaço de 342,10 hectares (ha). No total o equipamento terá 242,21 ha, com capacidade para conter 6.000.000 metros cúbicos de volume hidráulico.

Projeto Rio Cocó

O Projeto do Rio Cocó tem como área de intervenção os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga. Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de Controle e Amortecimento de Ondas de Cheias (Barragem Lagos da Cidade), visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias relocáveis; obras de Desassoreamento (dragagem do rio), obras de Urbanização; e construção de Unidades Habitacionais (UH).

O conjunto destas obras proporcionará a redução da faixa de inundações e alagamentos e irá beneficiar um número ainda maior de famílias, superior àquelas contempladas com remanejamento das áreas de risco. No total serão beneficiadas, aproximadamente 8.315 famílias.

O Projeto envolve recursos da ordem de R$ 251 milhões, por meio do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual.

14.10.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades