Seminário Pró-Catador Ceará acontece em Fortaleza

17 de outubro de 2013 - 16:29

O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi participou do evento organizado pela Senaes

O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, participou nesta quinta-feira (17) do 1º Seminário Pró-catador – Ceará. O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) em parceria com a Coordenadoria da Presidência da República, discute o apoio e ações para a organização e o desenvolvimento de cooperativas atuantes com resíduos sólidos. O seminário é o primeiro, nesta modalidade, a ser realizado no País. A Secretaria das Cidades firmou convênio com o órgão federal desde o final de 2012, e pretende contemplar 93 municípios cearenses com a parceria.

O seminário segue até essa sexta-feira (18) e tem como finalidade abordar as questões de inclusão socioeconômica de catadores de resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis. O projeto tem como uma das áreas de atuação a execução das atividades do “Comitê Interministerial para a Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis”, no qual oferece assessoria técnica, estudos, formação, planejamento e articulação sobre as temáticas consideradas estratégicas para o fortalecimento de organizações de catadores. De acordo com pesquisas realizadas pelo Projeto, os estudos apontam a necessidade do encerramento dos lixões e na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Reunião 02Para Fracalossi, as organizações precisam adotar posturas mais efetivas para garantir o avanço dos serviços prestados. “É papel das cooperativas e do governo estadual abraçar esta causa de buscar soluções práticas e inteligentes para o destino dos resíduos sólidos nos municípios do Ceará. O desafio é grande, mas não é impossível”, destaca.

Ainda de acordo com o secretário adjunto é necessário criar ações para viabilizar o cumprimento da lei que rege que, todas as cidades brasileiras apresentem, até agosto de 2014, os projetos de aterros sanitários.

Reunião 04

Segundo a coordenadora do Programa de Resíduos Sólidos, Daniela Metello, o estado do Ceará foi escolhido como o primeiro local da apresentação do seminário de sensibilização, por conta de ser obter um dos maiores números de catadores da região Nordeste. No total, 23 estados receberão os encontros que tem como objetivo incentivar as políticas públicas de resíduos sólidos. “O seminário é um evento de articulação e interação, o que observamos é que, as instituições governamentais tem interesses, mas não tem conhecimento de qual procedimento deve ser utilizado. O governo federal oferece recursos, suporte técnico, nosso intuito e ajudar nesse processo de articulação explanado experiências que deram certo em outros lugares, e que são exemplos para os estados”.

Reunião 03“A nossa observação da realidade dos municípios que buscam destino aos resíduos sólidos, é fruto de um trabalho coletivo. Por meio dessa parceria governo federal e estadual buscamos propor soluções para possíveis ‘gargalos’ que impeçam a instalação de fato de uma verdadeira inclusão socioeconômica dos catadores dos municípios do Ceará”, finalizou Daniela.

Nesta sexta-feira (18) o seminário abordará as metodologias de encerramento dos lixões com a inclusão socioeconômica dos catadores, além de discutir estratégias de inclusão, bem como ações de articulação intersetorial na implantação da política nacional de resíduos sólidos. O encontro acontece no auditório da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego, em Fortaleza.

17.10.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades