Secretário das Cidades acompanha experiências com “Cidades Inteligentes”

18 de novembro de 2013 - 09:33

Carlo Ferrentini participa de congresso promovido pelo Banco Mundial, em Barcelona

A convite do Banco Mundial, o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, participa da conferência sobre inovação e tecnologia voltadas para a prestação de serviços públicos e implantadas em município conceituados como “cidades inteligentes” de países em desenvolvimento, realizada em Barcelona. A programação tem início dia 17 e segue até o dia 21 de novembro.

A conferência – Citisense Conference – reúne representantes de mais de 100 cidades inteligentes para a partilha de informação e experiências que melhorem a vida da população, por meio de iniciativas inovadoras e tecnologias de informação e comunicação. Como parte da Conferência, será realizada uma exposição sobre cidades inteligentes – Expo Cidades Inteligentes.

Além da Conferência, o Secretário participará de uma reunião com a Gerente Setorial de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Riscos de Desastres para a América Latina e Caribe, Anna Wellenstein e com o Gerente de Energia para a mesma região, Malcolm Cosgrove. Com os representantes da instituição financeira, Carlo Ferrentini pretende discutir o andamento do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará Cidades do Ceará – Cariri Central, financiado pelo Banco e que está recebendo investimento de R$ 134milhões. Também durante a programação haverá visita às obras operadas pelo Banco Mundial naquele país.

De acordo com o gestor estadual, a inovação deve ser colocada a serviço dos cidadãos, além de impulsionar o setor produtivo, ajudando a gerar atividade econômica e emprego em todo o território cearense. “Temas como a eficiência energética, tecnologia e inovação funcionam como impulsionadores de transformação para as cidades dos países em desenvolvimento”, destaca.

Durante as reuniões poderão ser viabilizados espaços e iniciativas de cooperação para cidades inteligentes com problemas conjuntos. “Teremos a oportunidade de conhecer soluções urbanas inovadoras que respondam às necessidades das cidades”, conclui Ferrentini.

18.11.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades