5ª Conferência Nacional das Cidades chega à reta final

22 de novembro de 2013 - 14:03

O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, acompanha a programação que vai até domingo (24)

No terceiro dia da 5ª Conferência Nacional das Cidades estão sendo explanados e discutidos os últimos painéis com temas relacionados ao Sistema Nacional de Desenvolvimento. O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, acompanha a programação vai até domingo (24) quando haverá uma plenária sobre as prioridades do Ministério das Cidades e a homologação da eleição dos novos representantes das entidades do Conselho Nacional das Cidades.

Entre as ações destacadas na abertura do encontro, na última quarta-feira (20), a presidenta Dilma Rousseff anunciou a contratação de 2 milhões de casas e a construção de 1,4 milhão de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Até o fim de 2014, ainda serão contratadas outras 750 mil unidades habitacionais.

Dilma ainda revelou que a continuidade do programa está sendo planejada, e que o tamanho do desafio para uma terceira fase do Minha Casa, Minha Vida será anunciado futuramente. A presidenta ainda celebrou o aumento do investimento do governo federal em saneamento básico. Ela lembrou que, entre 2005 e 2006, o país foi autorizado a investir R$ 500 milhões no setor, e que esse montante é 0,5% do que é aplicado hoje.

Ainda na abertura a presidenta também assinou decreto que cria o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), com investimentos de R$ 508 bilhões a serem feitos no país, nos próximos 20 anos, para a universalização do acesso a serviços de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Ceará na Conferência Nacional

No total, 68 delegados estão representando o estado do Ceará nas discussões determinantes nesta edição da 5ª Conferência Nacional das Cidades. A Secretaria das Cidades possui dois membros no corpo de delegados, são elas: a coordenadora de Desenvolvimento Urbano e Territorial, Carolina Rocha e a técnica social da Coordenadoria de Desenvolvimento da Habitação de Interesse Social (CDHIS), Guaracimeire Matos.

22.11.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades