CE conquista vaga no Conselho Nacional das Cidades

28 de novembro de 2013 - 10:38

Em cinco dias de encontro foram abordados e discutidos os diversos temas que envolvem a realidade das cidades brasileiras

O estado do Ceará conquistou na Conferência Nacional das Cidades a 1ª vaga como titular no Conselho Nacional das Cidades (ConCidades). A conquista cearense é referente ao segmento Poder Público Estadual. A 5ª edição, do evento nacional, foi concluída no domingo (24) e culminou com a discussão da plenária sobre as prioridades do Ministério das Cidades e a homologação da eleição dos novos representantes das entidades do ConCidades.

Em cinco dias de encontro foram abordados e discutidos os diversos temas que envolvem a realidade das cidades brasileiras. Na pauta, foram apontados e avaliados os eixos temáticos: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, Fundo Nacional de Desenvolvimento urbano (FNDU), Instrumentos e Políticas de Integração Interssetorial e Territoruial e Polícitas de Incentivo a Implantação de de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade.

Também foram destacados como prioridades, para o Ministério das Cidades, as moções estabelecidas nos grupos de trabalho. Os quesitos habitação, saneamento, mobilidade urbana e planejamento urbano embasaram as propostas diagnósticas nas conferências estaduais, bem como aprecidas para eleição no encontro nacional. No total, duas propostas explanadas pelos delegados cearenses, foram eleitas.

Para o secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, a realização da Conferência Nacional é um momento importante no processo que garante o diálogo estabelecido entre Governo e Sociedade Civil. “É por meio dessas discussões que cada Estado tem como apresentar suas propostas e defender os interesses necessários para cada perfil municipal”, afirma Fracalossi.

Ainda de acordo com o secretário adjunto a conquista da vaga no Conselho Nacional é um reconhecimento pelos trabalhos e propostas apresentadas pelos delegados estaduais, que mobilizaram, desde os seminários de sensibilização para a realização das conferências estadual e nacional, os diversos segmentos que contemplam a Conferência.

Os segmentos eleitos com representatividade nacional são: Movimentos Sociais e populares; Entidades de Trabalhadores; Entidades Empresariais; Entidades de Profissionais, Acadêmicos e de Pesquisa; ONGs e Poder Público Estadual (Executivo/ Legislativo).

28.11.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades