Município de Independência recebe intervenções

4 de dezembro de 2013 - 15:14

Pavimentações e construção de unidades habitacionais integram as ações no municípios

Moradia digna e de qualidade e intervenções urbanas. Esses são os objetivos que o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, está alcançando no município de Independência, na região dos Inhamuns. O município, que faz aniversário nesta quarta-feira (04), também receberá intervenções de pavimentações em pedra tosca nas vias do bairro Santa Rita.

Mais de R$ 1,2 milhão são investidos na substituição das casas de 60 famílias que vivem em áreas urbanas do município, assim como nas ações urbanas vias do município. Para as unidades habitacionais, os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e recebem contrapartida do Tesouro Estadual. Nas pavimentações, os investimentos são oriundos do Estado e contam com o apoio dos governos municipais.

No quesito habitação, as comunidades cadastradas, no município, com até 50 mil habitantes, integram o Programa Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Ao todo, 170 municípios estão sendo atendidos pelo programa habitacional que está contemplando no Estado. mais de seis mil famílias que vivem em casas de taipa serão contempladas com as duas etapas do programa MCMV. As novas moradias variam entre 37 e 45 metros quadrados de área construída.

De acordo com o secretário das Cidades, Camilo Santana, cerca de 10 municípios, da região dos Inhamuns, estão sendo contemplados com a primeira fase de execução do programa MCMV. “São 450 novas unidades habitacionais destinadas às comunidades que mais precisam na Região. Muito mais que a construção das casas, proporcionamos a realização de um sonho para 450 famílias” afirma Ferrentini.

Programa Habitacional

A Secretaria das Cidades atua como indutora dos programas habitacionais nos governos Estadual e Federal. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, opera diretamente nos municípios com até 50 mil habitantes, substituindo casa de taipa, por imóveis de alvenaria. Nas cidades com maior densidade populacional à secretaria apoia as prefeituras em seus programas habitacionais.

04.12.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades