Cidades II: Representantes do BID cumprem agenda no Ceará

6 de dezembro de 2013 - 11:23

O convênio com os municípios contemplados foi assinado no último dia 3

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, recebe, nesta segunda-feira (9), representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para avaliação dos projetos que serão executados por meio da Secretaria das Cidades. A reunião acontece às 15horas. No Ceará, a equipe permanece até o próximo dia 12.

O Programa de Desenvolvimento de Polos Regionais investirá U$ 106 milhões em municípios das regiões Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. O convênio com os 29 municípios contemplados foi assinado no último 3.

Durante os dias de trabalho, a equipe liderada pela chefe da chamada “Missão de Arranque”, Patrícia Bakaj acompanhará os projetos já apresentados pelos municípios, prazos de execução do Programa e etc.

O Programa

O Cidades II é composto por ações em três frentes: Melhoria de Infraestrutura Urbana; Apoio ao Desenvolvimento Regional e Melhoria de Sistemas de Registro e Formalização de Empresas; e Modernização da Gestão Municipal e Fortalecimento da Secretaria das Cidades. Na primeira frente, serão desenvolvidos projetos nas áreas de malha viária urbana, equipamentos urbanos (mercados e centros comunitários), e recuperação e revitalização de áreas urbanas e sistemas de gestão de resíduos sólidos.

Outra linha de ações do programa tem por objetivo apoiar estratégias de desenvolvimento regional e melhorar o ambiente de negócios nos municípios beneficiados através de, entre outros trabalhos, a elaboração de estudos setoriais e modernização dos sistemas de registro e formalização de empresas nas cidades polo.

O Cidades II prevê ainda apoio a iniciativas de modernização e fortalecimento das gestões municipais. Neste item, o foco é o fortalecimento da capacidade de gestão dos governos municipais. Para tanto, será dada atenção especial ao planejamento e gestão urbana (planos diretores, mobilidade e saneamento), gestão fiscal e tributária, transparência da gestão municipal, e formulação e gestão de projetos.

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
@scidades