Secretário das Cidades acompanha obras dos projetos Maranguapinho e Cocó

16 de janeiro de 2014 - 14:31

A visita aconteceu nesta quinta-feira (16)

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, acompanhou nesta quinta-feira (16) o avanço das obras do Trecho III B do Projeto Rio Maranguapinho executado pela Pasta. Com mais de seis quilômetros de extensão a via é dividida em duas margens (direita e esquerda). Ao todo, mais de R$ 28 milhões estão sendo investidos em ações de urbanização no trecho do Projeto que recebe recursos oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O titular da Pasta, acompanhado dos técnicos da Secretaria, também visitou o canteiro de obras do Projeto Rio Cocó.

As obras do Trecho III já estão com mais de 30% de execução. O trecho possui duas etapas A e B. A etapa A compreende o trecho entre as avenidas Osório de Paiva e Jardim Fluminense. A etapa B segue da Avenida Jardim Fluminense e vai até o 4º Anel Viário.

No total, 1.603 famílias serão beneficiadas com as intervenções que tem como objetivo reurbanizar toda a faixa que segue da Av. Jardim Fluminense à Av. Quarto Anel Viário, entre Fortaleza e Maracanaú. A via está recebendo serviços como terraplanagem, pavimentação (paralelepípedo) e ciclovias.

Para o titular das Cidades, as visitas técnicas tem como objetivo avaliar os andamentos das obras que garantem melhorias de mobilidade nos trechos que são contemplados pelo maior projeto de urbanização do País. “Nossa meta enquanto Governo do Estado é realizar um trabalho de excelência, um projeto modelo com ações de urbanização, saneamento, habitação e dragagem”, afirma Ferrentini.

Rio Maranguapinho

O Projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.

Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas de cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias relocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.

Rio Cocó

O Projeto do Rio Cocó tem como área de intervenção os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga. Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: Obras de Controle e Amortecimento de Ondas de Cheias (Barragem Lagos da Cidade), visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias relocáveis; Obras de Desassoreamento (dragagem do rio), Obras de Urbanização e construção de unidades Habitacionais.

16.01.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades