ConCidades: planejamento estratégico é discutido na primeira reunião de 2014

17 de janeiro de 2014 - 11:31

Cerca de 60 conselheiros discutirão quais diretrizes serão abordadas nos próximos anos, pelo conselho estadual

A Secretaria das Cidades realizará nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro a 16ª reunião ordinária do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-CE). Na ocasião será elaborado o planejamento estratégico que servirá como base para o triênio (2013-2016) do Conselho. Cerca de 60 representantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada discutirão quais diretrizes serão abordadas nos próximos anos, pelo conselho estadual.

No primeiro dia do encontro (19/02) será realizada a eleição da Comissão e dos Comitês Técnicos que integrarão a nova gestão do ConCidades. Também serão definidas as atividades do calendário anual.

Já nos dias 20 e 21 os conselheiros iniciam as atividades à elaboração do planeamento estratégico. As diretrizes abordadas são: Capacitação dos Conselheiros; Discussão sobre metodologia de auxílio na criação e implementação dos Conselhos Municipais das Cidades; Fortalecer os conselhos municipais; e por fim, traçar os objetivos para a execução dos comitês técnicos.

Para o secretário executivo do ConCidades, Kico Lopes, a relação entre Governo do Estado e membros do ConCidades é um fator relevante para o conhecimento das necessidades e o desenvolvimento dos potenciais das diversas regiões do Ceará. “As reuniões periódicas tem como finalidade sugerir pautas, assim como fomentar políticas que garantam benefícios às cidades e à população” destaca. O secretário executivo ainda acrescenta:  “Com a formação do planejamento estratégico do ConCidades, muito mais que discutir assuntos de interesse social como desenvolvimento econômico, resíduos sólidos, habitação ou mobilidade urbana, nosso papel é de acolher ideias e traçar metas a serem realizadas”, observa Lopes.

ConCidades

O ConCidades foi criado por meio da Lei 14.558, de 21 de dezembro de 2009, como órgão colegiado de natureza permanente, de caráter propositivo, deliberativo, consultivo e fiscalizador e é formado por representantes do Poder público (indicados pelas instituições definidas em lei), e da sociedade civil (entidades eleitas na Conferência Estadual das Cidades). O ConCidades é articulado com o Ministério das Cidades, através do Conselho Nacional das Cidades.

17.01.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades