Secretaria das Cidades participa de I Simpósio de Resíduos Sólidos

6 de fevereiro de 2014 - 10:07

O coordenador de Saneamento da Pasta ministrará a palestra “Resíduos Sólidos: Histórico e Desafios”

A Secretaria das Cidades participa, nesta quinta-feira (06), do I Simpósio de Resíduos Sólidos realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), deste a última quarta-feira. O coordenador de Saneamento da Pasta, Edmundo Olinda, ministrará a palestra “Resíduos Sólidos: Histórico e Desafios”. Logo após, os participantes participarão da “Mesa Redonda” que abordará o tema “Aspectos Legislativos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos”. O simpósio acontece na sede da Cagece.

O evento tem como finalidade promover a conscientização da responsabilidade ambiental sobre o destino correto do lixo produzido pela Cagece. Até essa sexta-feira (07) serão realizadas palestras, mesas redondas e minicursos, que tem o objetivo de inserir os participantes na realidade dos resíduos sólidos, em nível nacional.

Para Olinda da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), a participação da Secretaria das Cidades é fundamental na discussão de temas relevantes como os resíduos sólidos. “Isso fomenta e estimula a articulação, bem como a participação de todos os envolvidos nas questões ambientais que contribuem diretamente para o desenvolvimento de políticas públicas e sócioambientais no estado de Ceará”, observa o coordenador.

Mais

Entre os temas tratados no simpósio, também, estão as leis ambientais brasileiras, um esboço dos resíduos eletroeletrônicos do Brasil, a reutilização dos resíduos sólidos da construção civil e as boas práticas de gestão ambiental.

Cosan

A Coordenadoria de Saneamento (Cosan) é responsável pela aplicação da política nacional de saneamento básico, com atuação nos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, assim como na administração de resíduos sólidos e drenagem urbana. A Cosan é a ligação da Secretaria das Cidades com os 35 municípios do Estado que possuem Sistemas Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), órgãos das prefeituras, e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), vinculada da Secretaria e que oferece os serviços de saneamento nos demais 149 municípios.

06.02.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades