Rio Cocó: Trecho em obras retira aproximadamente 300 famílias de área de risco

24 de fevereiro de 2014 - 11:09

O Projeto recebe investimentos de R$ 270,7 milhões

Aproximadamente 300 famílias da comunidade Cajazeiras, em Fortaleza, afetadas pelas cheias, estão sendo retiradas de áreas de risco. As obras de urbanização naquela região integram o Projeto Rio Cocó, do governo estadual, executado pela Secretaria das Cidades.

As famílias retiradas das áreas afetadas estão sendo contempladas com o chamado “aluguel social” até serem direcionadas às novas unidades habitacionais, previstas no Projeto.

O trecho em obras parte da Avenida Paulino Rocha e segue até a BR 116, nas proximidades do Makro. Nesta área, está em construção uma via paisagística com 3,4 quilômetros, calçadas, ciclovias, além da instalação de sete áreas de lazer.

Conforme o engenheiro da Cidades, Paulo Wagner, a expectativa do Governo é eliminar 14 áreas de risco na Capital, com todas as intervenções do Projeto. Além do trecho mencionado acima, há ainda outras três etapas onde os serviços serão realizados: da avenida Val Paraíso até a Av. Presidente Médici; entre as avenidas Presidente Médici e Paulino Rocha; da avenida Paulino Rocha até a BR 116; e da BR 116 até a foz do Rio, localizada na Ponte da Sabiaguaba.

Projeto Rio Cocó

O Projeto Rio Cocó compreende um conjunto de intervenções nas áreas urbanística, de habitação, saneamento e dragagem. O projeto constitui-se se uma série de intervenções com o objetivo de evitar alagamentos nas moradias situadas nas margens do Rio Cocó. Para isso, será construída uma barragem – já licitada – para o controle de cheias que ficará situada entre o 4º Anel Viário e a avenida Val Paraíso, cuja capacidade hidráulica será de até 6 milhões de metros cúbicos de água.

Os serviços de dragagem do Rio também serão executados por etapas e, atualmente, estão sendo realizados novos estudos técnicos uma vez que há áreas de proteção ambiental permanente inseridas no Projeto.  Também serão construídas 1.640 unidades habitacionais.

O Projeto recebe investimentos de R$ 270,7 milhões do Governo Federal com contrapartida do Governo Estadual.

24.02.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades