Secretaria elabora Projetos de Aterros Sanitários

27 de fevereiro de 2014 - 12:28

São cinco projetos de aterros consorciados em andamento

Está em andamento, na Secretaria das Cidades, a elaboração de projetos para instalação de cinco aterros sanitários consorciados no Interior do Ceará. A medida integra uma ampla articulação do Governo do Estado, que tem objetivo de apoiar os municípios na erradicação dos lixões. A ideia é substituí-los por aterros sanitários com instalações ambientalmente adequadas para o manejo e depósito de rejeitos.   

Os cinco projetos em fase de elaboração atenderão a 45 municípios. A proposta é que eles fiquem localizados em Sobral (Região Norte); Camocim (Litoral Oeste); São Benedito (Serra da Ibiapaba); Milagres (Cariri) e Icó (Vale do Jaguaribe). Os recursos para o desenvolvimento dos projetos chegam a R$ 2,3 milhões, do Governo do Estado em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A iniciativa de elaborar os projetos, conforme a técnica da Secretaria das Cidades, Tércia Pinheiro, se deu após mapeamento das regiões do Estado. “A manutenção dos aterros ainda é muito cara para os municípios. O compartilhamento de aterros sanitários entre municípios de uma mesma região é uma estratégia que busca reduzir os gastos públicos”, afirma.

Além dos cinco projetos em elaboração, um aterro sanitário consorciado será construído no município de Caririaçu, no Cariri. O mapeamento também apontou a instalação de outros 17 aterros consorciados, por parte do Governo do Estado, e mais 4 por parte dos municípios, totalizando 169 municípios consorciados.

27.02.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades