Cariri: obras entram na fase final em dois municípios

20 de março de 2014 - 11:46

Os recursos para a implantação dos projetos são oriundos do financiamento do Governo do Estado com o BIRD

Mais dois municípios da região do Cariri estão com suas obras de requalificação e urbanização, em fase de conclusão. Em Nova Olinda as 1intervenções na Avenida Perimetral Sul foram finalizadas. Já as ações na Avenida Patativa do Assaré, em Santana do Cariri, encontram-se com 95% das obras executadas. O conjunto de intervenções integram a carteira de obras do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, desenvolvido pela Secretaria das Cidades.

As ações em Nova Olinda consistem na implantação de uma ciclovia, novo calçadão, e rampas de acessibilidade ao longo da via reurbanização. As obras de Santana do Cariri compreendem serviços de pavimentação, paisagismo e iluminação. Os passeios da Av. Patativa do Assaré, deverão receber a pavimentação do tipo bloco intertravado em concreto colorido. No total, R$ 2.327.000,00 foram investidos nos municípios. Os recursos para a implantação dos projetos são oriundos do financiamento do Governo do Estado com o Banco Mundial (Bird).

Segundo o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, as intervenções tem como objetivo modernizar, bem como otimizar as principais vias das cidades contempladas. “Enquanto Governo do Estado, nosso papel é fomentar ações que propiciem o desenvolvimento ordenado das cidades do Ceará. Em Nova Olinda e Santana do Cariri podemos destacar o turismo como um dos pontos fundamentais para garantir o crescimento e avanço dos municípios, na região do Cariri”, observa Ferrentini.

MAIS OBRAS – As obras para a reconstrução e requalificação do monumento do Pontal da Santa Cruz, em Santana do Cariri, já foram licitadas. O cruzeiro, que desabou no fim de 2012, receberá ações de requalificação, sinalização e reubanização ao longo do mirante, um dos espaços  mais visitados do município.  O monumento  integra um dos nove geossítios que compreendem o território Geopark Araripe, onde estão sendo investidos aproximadamente R$ 215 mil em projetos executivos que visam intervenções de melhorias da infraestrutura de todos os espaços geológicos.

PONTAL DA SANTA CRUZ – O Pontal da Santa Cruz é um dos nove geossítios que integram o complexo do Geopark Araripe. O cruzeiro, monumento erguido a mais de 750 metros acima do nível do mar, pesando cerca de 17 toneladas e com 20 metros de altura, instalado há mais de 10 anos, marcou a passagem do século na região do Cariri. A maior parte do símbolo caiu sobre a plataforma do mirante, no alto da Chapada do Araripe.

20.03.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades