Cidades realiza trabalho social com famílias do Projeto Rio Maranguapinho

14 de abril de 2014 - 15:59

A ação tem como objetivo convocar as famílias para negociações (indenização ou reassentamento), a fim de removê-las das das áreas de risco

Técnicos sociais da Secretaria das Cidades estão realizando amplo serviço de assistêcia às famílias cadastradas no Projeto Rio Maranguapinho, executado pela Pasta. As visitas consistem na consolidação das comunidades residentes nos trechos que recebem intervenções do Projeto. A ação tem como objetivo convocar as famílias para negociações (indenização ou reassentamento), a fim de removê-las das das áreas de risco visando a melhoria da qualidade de vida e da habitabilidade, assim como viabilizar a construção da via urbanística e a instalação de euipamentos de lazer previstos ao longo do rio. Neste mês de abril, a equipe técnica está realizando as ações nos trechos II e III do Projeto.

As famílias recebem dos profissionais sociais a explicação necessária sobre o processo de desapropriação do local ocupado. Cerca de 7.319 famílias, do Trecho II (Av. Fernandes Távora à Av. Osório de Paiva), das margens direita e esquerda, estão sendo atendidas pelos técnicos sociais. No trecho III – A (Av. Osório de Paiva à Av. Jardim Fluminense) e III – B (Av. Jardim Fluminense à Av. Quarto Anel Viário), o total de beneficiados pelo Projeto é de 3.545 núcleos famíliares.

Segundo a orientadora da Célula de Desenvolvimento Social e Sustentabilidade, da Coordenadoria de Projetos Especiais Urbanos (Copes), Rita Dias, as comunidades visitadas, bem como cadastradas, serão chamadas pela Secretaria, por convite com data e horário marcados. “Por meio do trabalho social, as técnicas das Cidades esclarecem as famílias sobre as condições propostas pelo Projeto Rio Maranguapinho. Caso escolham pela indenização, o valor varia de acordo com o imóvel. Já as famílias que optarem pelo remanejamento serão realocadas para os residenciais construídos pelo Governo do Estado”, afirma.

“A Secretaria das Cidades tem o cuidado de realizar o trabalho social, de atendimento as famílias, paralelo ao conjunto de intervenções do Rio Maranguapinho, considerado o maior projeto urbanístico do País. Muito além da habitação o Projeto abrange ações de urbanização, saneamento básico e dragagem”, conclui a orientadora.

14.04.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades