Resíduos Sólidos: Secretário destaca ações em andamento no Ceará

28 de abril de 2014 - 13:10

Carlo Ferrentini presidiu mesa de debate durante seminário sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizado em Fortaleza.

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, presidiu debate sobre resíduos sólidos nesta segunda-feira (28), durante seminário voltado para os prefeitos do Estado, realizado na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), em Fortaleza. Na ocasião, Ferrentini apresentou o papel do Governo do Estado na política nacional de resíduos sólidos e fez alertas para oportunidades que podem ser geradas a partir do lixo.

De acordo com o secretário, em 2007 o Estado adotou como base para a gestão de resíduos sólidos no Ceara, um estudo que apontou a necessidade de criação de 30 aterros sanitários, para atender a todos os municípios. Esses aterros deveriam ter a gestão consorciada entre os municípios.

A partir daí, conforme explicou o secretário, a Secretaria das Cidades iniciou a execução dessa política. Atualmente, já são 22 consórcios formados e oito deles já estão com projetos executivos para a construção de aterros, em fase de elaboração. Já em Pedra Branca, Baturité, Paracaru e Viçosa do Ceará, eles foram formados por iniciativa municipal.

Na oportunidade, o titular das Cidades também destacou que estão sendo realizados significativos investimentos em educação, e que isso terá consequências no relacionamento da sociedade com o meio ambiente. “Esse é o nosso desafio. Fazer valer o que diz a temática central deste evento – que reputo de uma felicidade ímpar: “Jogue limpo – O seu lixo é matéria-prima. Reduza, Reutilize e Recicle”, destacou.

Segundo ele, há uma “rede” de atores envolvidos na questão do lixo e que a gestão só estará correta se houver benefícios ambientais, sociais e culturais. “Nosso papel enquanto gestor é contribuir para o planejamento regional e a implementação de medidas que visem à melhoria da qualidade de vida das populações e a preservação ambiental, principalmente pelo papel articulador que desempenhamos”, sintetiza.

Do seminário, participaram também o Vice Governador, Domingos Filho, o secretário estadual, Alexandre Pereira (CEDE), a secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, o vereador de Fortaleza, Deodato Ramalho, diretores da Câmara de Dirigentes Logistas, presidente da Aprece, Expedito Nogueira.

Comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
@scidades