Projeto referência em saneamento rural é apresentada à Nicarágua

7 de maio de 2014 - 09:21

Grupo da Nicarágua visita a Cagece para conhecer o modelo de gestão em saneamento rural que tem sido destaque internacional

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará receberá nos dias 8, 9 e 10 de maio, a visita de um grupo de representantes do Fundo de Investimento Social de Emergência da Nicarágua. O grupo de autoridades do país tem por objetivo conhecer as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). O Banco Mundial será responsável por trazer a comitiva para realizar a visita.

A abertura da programação da visita será às 9h, do dia 8, e contemplará inicialmente a apresentação do Projeto de Saneamento Rural existente na Nicarágua, implantado também com o apoio do Banco Mundial e uma Cooperação Suíça. Logo após, haverá a exibição do projeto de gestão do Sisar, que garante abastecimento para regiões rurais. O primeiro dia segue com uma visita à comunidade Tanques em Maranguape. Ao final do dia, a equipe se deslocará para o município do Trairi, onde conhecerá sistemas de abastecimento pertencentes ao Projeto Sisar.

No dia seguinte (9), o grupo irá conhecer o funcionamento do Sisar localizado em Itapipoca. Ainda na sexta-feira, 9, visitarão os sistemas de Emboaca e Cambôas, que estão localizados nos municípios de Trairi e Paraipaba, respectivamente. A programação encerrará com uma avaliação final da visita e, no último dia 10, será o encerramento com todos os participantes.

Sistema de Saneamento Rural

O Sisar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, supervisionada  pela Cagece e formada por associações participantes, pertencentes à mesma bacia hidrográfica no Ceará. A finalidade é gerenciar os sistemas de abastecimento de água de comunidades rurais de forma comunitária.

O modelo é referência mundial em sistemas de abastecimento rural, já tendo sido apresentado para diversos países como Índia, México, Alemanha, Equador e El Salvador.

O Sisar permitiu que localidades do interior do Ceará conseguissem administrar, de maneira independente, seus próprios recursos hídricos. A manutenção e apoio técnico provido pela Cagece, permitiu que o Sistema fosse reconhecido por diversas organizações mundiais devido à forma de funcionamento e à eficiência.

07.05.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunidade@cidades.ce.gov.br