Seminários sobre criação de conselhos municipais chegam a Crateús e Sobral

19 de maio de 2014 - 15:36

Série de eventos visa incentivar a instalação de conselhos nos municípios cearenses

As discussões sobre a implantação de Conselhos Municipais nas cidades do interior do Ceará prosseguem nesta semana com eventos em Crateús e Sobral.   Os seminários são promovidos pelo Conselho Estadual das Cidades do Ceará (ConCidades) e têm como objetivo incentivar e implantação dos Conselho Municipais das Cidades, além de fortalecer os já existentes. A realização dos seminários está prevista nas diretrizes estabelecidas na 5ª Conferência Estadual das Cidades e na 5ª Conferência Nacional das Cidades. As ações também constam do Plano de Ação para o período de 2014-2016 do ConCidades.

O apoio à criação e ao fortalecimento dos Conselhos Municipais das Cidades tem por objetivo final efetivar o funcionamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; incentivar a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social; além de fortalecer a articulação com os órgãos colegiados municipais e regionais de desenvolvimento urbano, priorizando repasses, convênios e parcerias.

co1

A realização desses seminários deverá proporcionar a criação de uma rede de conselhos municipais e para garantir a estruturação mínima para a constituição do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, que vai articular as instâncias de participação social das cidades entre as três esferas de governo. Após o seminário de Juazeiro do Norte, Iguatu receberá o evento nesta quinta-feira (15.05). Confira, no quadro, a programação dos seminários:

Na semana passada, foram realizados eventos em Juazeiro do Norte, no Cariri, e em Iguatu, no Centro Sul. Confira no quadro a programa dos envetos:

Município sede               Data de realização

Crateús                            20 de maio de 2014