Município de Quixeramobim recebe seminário regional

3 de junho de 2014 - 14:47

O evento tem como objetivo fomentar o incentivo e a implantação dos Conselhos Municipais das Cidades

O município de Quixeramobim, no Sertão Central, sedia, nesta terça-feira (03), o Seminário Regional de Incentivo e Implantação dos Conselhos Municipais das Cidades. A realização dos seminários está prevista nas diretrizes estabelecidas na 5ª Conferência Estadual das Cidades e na 5ª Conferência Nacional das Cidades. Os eventos integram o Plano de Ação para o período de 2014-2016 do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades). O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, presidirá o preside o encontro. Nesta quarta-feira (04), o município de Russas recebe o seminário.

O apoio à criação e ao fortalecimento dos Conselhos Municipais das Cidades tem por objetivo final efetivar o funcionamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; incentivar a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social; além de fortalecer a articulação com os órgãos colegiados municipais e regionais de desenvolvimento urbano, priorizando repasses, convênios e parcerias.

De acordo com Fracalossi, a realização dos encontros municipais é um incentivo para que, cada cidade, seja estimulada a traçar o seu Conselho. “Essa é a oportunidade que temos de ouvir as demandas e reivindicações, de acordo com as características e realidades dos municípios”, observa. Ainda de acordo com o secretário adjunto, é necessário que haja um maior interesse e participação, entre sociedade civil e gestores municipais. “É fundamental o empenho e o compromisso, de todos, no que diz respeito as diretrizes que serão traçadas, a fim de garantir políticas públicas eficientes e eficazes”, conclui.

O último seminário regional será realizado no dia 09 de junho, em Fortaleza. No total serão realizados nove encontros que tem como meta proporcionar a criação de uma rede de conselhos municipais e para garantir a estruturação mínima para a constituição do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, que vai articular as instâncias de participação social das cidades entre as três esferas de governo.

03.05.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades