Projeto Maranguapinho: exposição fotográfica lança novos olhares sobre o Rio

4 de junho de 2014 - 10:35

A iniciativa faz parte do Trabalho Técnico Social do projeto, que tem como foco central a viabilização do exercício da participação cidadã e a promoção da qualidade de vida das famílias ribeirinhas

Permanece em cartaz no Centro Cultural do Bom Jardim, até o dia 29 deste mês, a exposição “Um olhar sobre o Rio Maranguapinho”. São fotos produzidas por estudantes de escolas públicas situadas entre os trechos Zero e IV do Projeto Maranguapinho. A iniciativa faz parte do Trabalho Técnico Social do projeto, que tem como foco central a viabilização do exercício da participação cidadã e a promoção da qualidade de vida das famílias ribeirinhas. A mostra, que tem caráter competitivo, foi vencida por Patrícia Venâncio Nunes, aluna da Escola São Francisco de Assis, situada no Trecho II do Projeto.

Exposição Maranguapinho 3

Patrícia e a escola serão premiados: ela receberá uma máquina fotográfica e o colégio, lixeiras para coleta seletiva de resíduos. Dentre os objetivos do concurso/mostra está a promoção do envolvimento das pessoas em ações favoráveis à autonomia e sustentabilidade das comunidades e de perspectivas de melhoria das condições ambientais e sociais no entorno do Rio. “As fotografias acabaram funcionando como uma forma de os jovens se apropriarem da realidade observada dentro de suas comunidades”, observa a  assistente social Thaís Mariano, da Secretaria das Cidades.

Exposição MaranguapinhoHIP HOP – A abertura da exposição, no último sábado (31.05), foi precedida por apresentação de hip hop. Jovens de várias comunidades mostraram habilidade e improviso numa espécie de disputa livre no pátio do Centro Cultural do Bom Jardim. O palhaço “Costelinha” e sua trupe apresentaram esquete cujo tema foi o meio ambiente.
 
O Centro Cultural do Bom Jardim está situado na Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim.  A visitação é gratuita.

04.06.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades