BID: Secretaria das Cidades participa do Curso de Políticas de Aquisição

9 de junho de 2014 - 14:11

O encontro, promovido pelo BID e PNUD, aconteceu entre os dias 02 e 04 de junho, em Fortaleza

Técnicos da Secretaria das Cidades participaram da realização do Curso de Políticas de Aquisição do BID, em Fortaleza. O encontro aconteceu entre os dias 02 e 04 de junho e abordou temas como a elaboração de termos de referência, gerenciamento de contratos, assim como especificações técnicas. Na primeira turma, realizada em 2013, o foco do curso foi a gestão de contratos no âmbito de acordos de empréstimo.

O curso contou com os colaboradores da assessoria jurídica, de representantes da comissão de licitação e de técnicos do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe / Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II), desenvolvido pela Pasta. Durante o evento foram realizadas explanações dos  diversos setores, e momentos de exposição de conteúdos, liderados pelas equipes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assim como contemplou oportunidades de trabalhos em grupo e aplicação prática dos conhecimentos expostos durante o curso.

Para o coordenador do Cidades do Ceará II, Rogério Leite, esses encontros de capacitação engloba toda a política do projeto de cooperação técnica entre PNUD e BID. “É necessário que estejamos preparados, a fim de que possamos induzir o fortalecimento econômico e institucional dos municípios que receberão projetos de desenvolvimento financiados pelo BID. Em breve estaremos iniciando as primeiras obras, que recebem investimentos do Banco, na cidade de Sobral, e precisamos estar plenamente capacitados e afinados de acordo com os critérios estabelecidos pela instituição financeira”, observa Leite.

Cidades do Ceará II

O Programa de Desenvolvimento de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe / Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II) tem como objetivo ampliar a capacidade fiscal e institucional das Cidades Polo dos respectivos Vales. A fim de que, os municípios, possam expandir sua capacidade de desenvolvimento urbano e assim contribuir para o avanço regional.

09.06.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades