Secretaria das Cidades recebe banca examinadora do Prêmio Ceará Gestão Pública 2014

31 de outubro de 2014 - 11:09

Neste ano, a Pasta concorre ao prêmio na categoria 500 pontos. Em 2013 a Secretaria das Cidades conquistou o “Bronze” na modalidade 250 pontos

A Secretaria das Cidades recebe, na próxima semana, nos dias 04 e 05 de novembro, a visita da banca examinadora do Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP 2014). A vinda dos avaliadores tem como objetivo analisar as práticas de gestão do órgão. Neste ano, a Pasta concorre ao prêmio na categoria 500 pontos. Em 2013 a Secretaria das Cidades conquistou o “Bronze” na modalidade 250 pontos.

Em preparação à visita da comissão examinadora, o Grupo de Trabalho do Programa de Excelência em Gestão (GTPEG) tem realizado reuniões sistemáticas desde julho desse ano. O grupo coordenado pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) tem como finalidade desenvolver na força de trabalho da Secretaria, em todos os níveis hierárquicos, uma cultura de gestão que visa despertar em cada colaborador a importância do bom desempenho de seu papel para a prestação de um serviço público de excelência.

Para o secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, muito mais que conquistar o prêmio, nesse momento, todos devem assumir e atingir o processo de melhoria proposto. “Assim como em 2013, tenho a convicção de que trabalhamos para construir um clima de afinidade entre os setores que, por consequência, contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo. Tenho certeza que apresentaremos o que temos de melhor, um espírito de liderança e competição que não almeja somente o prêmio, mas sim a interação de todos os colaboradores, que é o princípio da excelência em gestão”, destaca Fracalossi.

Prêmio

O Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP) é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), em parceria com o Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). A comenda tem como objetivo reconhecer as organizações que evidenciaram melhoria gerencial rumo à inovação, redução de custos, qualidade dos serviços prestados e satisfação do cidadão.

A premiação é realizada em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) nos instrumentos 500 pontos e 250 pontos.

GTPEG

O Grupo de Trabalho do Programa de Excelência em Gestão foi insituito no ano de 2013 pelo secretário das Cidades, por meio de portaria.    São atribuições do GTPEG:

•    Executar o Programa de Excelência em Gestão – PEG;
•     Avaliar as práticas de gestão e os respectivos padrões de trabalho existentes e propor melhorias;
•     Propor a implementação de novas práticas e padrões;
•     Assessorar as diversas áreas da Secretaria na implementação das práticas de gestão e dos padrões de trabalho, na definição dos indicadores e na busca de referenciais comparativos;
•     Implementar as oportunidades de melhoria e as iniciativas propostas no plano estratégico e no plano de melhoria da gestão, bem como acompanhar a execução das metas e indicadores;
•     Disseminar o conteúdo discutido nas reuniões do Grupo de Trabalho aos demais colaboradores da Secretaria;
•     Elaborar Relatório de Gestão Anual da Secretaria.

31.10.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades